Está cada vez mais comum tratar sobre o assunto de inteligência artificial no nosso cotidiano. Com o avanço tecnológico e a praticidade que as IAs oferecem, tem se tornado comum que ela faça parte do cotidiano não só dos brasileiros, mas de todos os usuários da internet. De acordo com um estudo Conversion, em parceria com a ESPM, divulgado com exclusividade pela Forbes Brasil, aponta que 93% dos brasileiros utilizam algum tipo de ferramenta de inteligência artificial em seu dia a dia.
Dados do estudo
Foi realizado um levantamento com cerca de 400 entrevistados que utilizam a internet. A pesquisa foi realizada em maio de 2025, através de questionário online com 25 perguntas, onde aponta que 93% dos entrevistados utilizaram ferramentas mais conhecidas, como o ChatGPT, Gemini e Copilot. Além disso, 98% dos entrevistados conhecem esse tipo de tecnologia.
De acordo com o estudo, a IA ultrapassou o campo da curiosidade e já se faz presente no cotidiano dos usuários. Dados da pesquisa apontam que 49,7% dos entrevistados utilizam ferramentas de IA todos os dias, e 86,4% ao menos uma vez por semana. Quanto às informações geradas por IA, 62% alegam confiar totalmente em informações geradas através de inteligência artificial, número próximo dos 65,2% que responderam o mesmo sobre os buscadores tradicionais, além de 45% que dizem que os dois são igualmente confiáveis.
Relação entre IA x buscadores
Com o crescimento das IAs, a busca por informação vem mudando de centro. 27,4% dos entrevistados consideram o Google mais confiável para buscar informações contra 25,5% que consideram a IA mais confiável. Esse dado é interessante para mostrar essa descentralização dos meios tradicionais como fonte de informações.
Os brasileiros entrevistados entendem que a IA é um complemento para os buscadores tradicionais, afinal, 71,2% dos usuários apontam que a principal vantagem está relacionada à economia de tempo utilizando as IAs, utilizando-as principalmente na busca de informações específicas, no auxílio em tarefas profissionais e no aprendizado de novos assuntos.