Com o avanço espantoso da IA, que ocorre cotidianamente, evitá-la torna-se cada vez mais complicado, e diversos locais já a incluem em basicamente todos os seus processos, como ocorre na cadeia alimentícia. Hoje, a Inteligência Artificial na alimentação está presente desde o atendimento, com chatbots para responder aos clientes, até robôs que preparam e entregam as refeições.
Inteligência Artificial na alimentação
Apesar de ser um processo que continua sendo testado e em fase inicial, sistemas de IA estão sendo cada vez mais implementados em cozinhas, na parte de preparação de alimentos.
Isso ocorre por meio de robôs, os quais são guiados por IAs, que entram nas cozinhas para realizar processos como virar hambúrgueres, fazer pizzas ou mesmo montar saladas.
Segundo simpatizantes, esses robôs aumentam a eficiência na cozinha por realizar essas atividades repetitivas, reduzem os custos com mão de obra e mantêm a qualidade dos alimentos.
Em locais onde há uma linha de montagem na fabricação e preparação de alimentos, cada vez mais sistemas baseados em IA e visão computacional são utilizados, com o mesmo objetivo dos robôs nas cozinhas: realizar o processo da maneira mais rápida e barata.
Estes sistemas estão inclusive determinando quais itens devem ser preparados, além das quantidades, sabores e combinações específicas. Além de atuar na captação de dados de vendas, feedbacks e tendências para aperfeiçoar o cardápio.


IA na manutenção preditiva
Outro uso de IA que vem sendo usado progressivamente é para auxiliar a prevenir falhas nos equipamentos, antecipando quando os equipamentos de cozinha irão falhar novamente. Ademais, averiguando os dados de sensores, estes sistemas conseguem agendar uma manutenção antes do equipamento quebrar.
A IA pode também detectar alguns possíveis riscos de segurança, tais como riscos de contaminação, temperaturas incorretas, além de alertar a equipe sobre ações incorretas, evitando que alguém se machuque ou que alimentos sejam desperdiçados.
IA no marketing de restaurantes e produtos
Com as margens de lucro podendo abaixar a qualquer momento na indústria alimentícia, grandes estabelecimentos vêm utilizando Inteligência Artificial para criar estratégias de precificação dinâmica, fazendo com que ela os ajude a calcular a demanda mais precisamente.
Esses estabelecimentos utilizam sistemas de IA também para personalizar as recomendações, se baseando nas preferências dos clientes e seu histórico de pedidos, e acelerar o processo de entrega e pedido, implementando o sistema em aplicativos e totens, fazendo com que não seja necessária uma interação humana para o cliente obter o seu pedido.
IA na experiência do cliente
O uso mais presente e que não há previsão para ser retirado de Inteligência Artificial na alimentação é no atendimento ao cliente. Inserindo um chatbot nos canais de atendimento, as marcas conseguem oferecer uma resposta rápida para os interessados, agilizando as mensagens mais rápidas e automáticas que precisam ser informadas.
Em larga escala, a IA auxilia também a gerenciar reservas, e até mesmo a receber pedidos via sites, redes sociais e aplicativos.