INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Lei implementada na União Europeia sinaliza risco para WhatsApp

Mudanças podem atrair golpistas para o WhatsApp, segundo especialistas

Whatsapp
Foto destaque: logo do WhatsApp (Reprodução/Fabrício Calixto/Canaltech)

O aplicativo de mensagem de texto e chamadas de voz de Mark Zuckerberg sofrerá algumas mudanças drásticas em breve. Uma nova lei regularizada pela União Europeia pretende possibilitar que aplicativos como WhatsApp interajam com aplicativos terceiros. 

Segundo Dick Brouwer, diretor de engenharia da rede social, é imprescindível que o usuário tenha em mente se quer possibilitar ou não a troca de mensagens com terceiros.

De início, esta nova lei propõe que outras plataformas enviem mensagem pelo WhatsApp. Entretanto, nem o Telegram, Google ou até mesmo a Apple, fizeram movimento para cumprir com o novo regimento até o momento.

Mudança na rede social pode atrair golpistas

Embora, na prática, este tipo de atitude pode ser vista com olhos otimistas, ou seja, unificar o envio de mensagem com opções diversas de serviço, a medida pode ser um chamariz para um tipo específico de problema: golpes. 

De acordo com Jake More, embaixador global de cibersegurança da ESET, algumas situações problemáticas podem ocorrer. “Como em qualquer mudança na tecnologia, os golpistas serão rápidos em segmentar alvos”, alertou. “Permitir que os usuários conversem com pessoas no WhatsApp por meio de aplicativos de terceiros, como o iMessage e o Signal, inevitavelmente fará com que algumas pessoas não tenham certeza do que é autêntico ou um golpe”, complementa. 


Dick
Dick Brouwer trabalha como diretor de engenharia no Whatsapp (Reprodução/Linkedin/Dikbrouwer)

O que não vai faltar serão avisos da suposta integração, seja mensagem de texto, e-mails e links. Como saber se não é golpe?

Regras podem ser seguidas para evitar problemas futuros

​Vale apena prestar atenção a algumas dicas a partir do momento da integração, tais como: não clicar em links suspeitos ou que prometam realizar a transmissão de dados para o usuário, evitar extensões de aplicativos de mensagem e não compartilhar códigos de segurança ou autenticação.

​Mais detalhes sobre a efetividade da inserção desses aplicativos não foram revelados até o momento. 

A mudança irá afetar outras Big Techs também, além da Meta.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...