INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Microsoft pode ser a maior empresa do mundo em 2024 graças à inteligência artificial

A Microsoft já se comprometeu a investir mais US$ 10 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT

Microsoft pode ser a maior empresa do mundo em 2024 graças à inteligência artificial 1.jpg
Microsoft e OpenAI já são parceiras de longa data, desde 2016 (Reprodução/WIRED/Justin Sullivan)

Nesta última sexta-feira (26), a Microsoft passou a ser a empresa com maior valor de mercado no mundo inteiro, superando a Apple, que mantinha o título desde 2011.

As duas empresas, que são avaliadas cada em aproximadamente 3 trilhões de dólares, estão concorrendo pelo primeiro lugar em 2024, mas ao que especialistas indicam, a Microsoft deve superar a outra empresa com o uso da IA.


Microsoft pode ser a maior empresa do mundo em 2024 graças à inteligência artificial
Microsoft pode ser a maior empresa do mundo em 2024 graças à inteligência artificial 1

O investimento em inteligência artificial já ocorre na Microsoft há quase uma década (Foto: reprodução/Reuteres/Gonzalo Fuentes)


Trajetória da IA

Graças à adoção crescente e contínua de inteligência artificial integrada nos vários serviços oferecidos, a trajetória fica clara: a Microsoft deve registrar um aumento de quase 16% na sua receita do último trimestre, a maior taxa de crescimento presenciada pela empresa em dois anos.

Ao menos, este é o fator ao qual o rápido crescimento está atualmente sendo atribuído. E os investimentos planejados da empresa parecem confirmar essa hipótese: nesta próxima terça-feira (30), a Microsoft deve divulgar detalhes de um acordo que prevê o investimento de mais US$ 10 bilhões na OpenAI (criadora do ChatGPT), que deve definir como será o tom dos investimentos gerais de tecnologia durante esse ano.

Trata-se de algo em que Wall Street já está de olho, para verificar os retornos da iniciativa no longo-prazo. Por exemplo, embora publicamente a OpenAI não seja subordinada à Microsoft, a grande empresa tem sido sua maior investidora desde 2016, e logo é consideravelmente responsável pelo advento do ChatGPT.

OpenAI e Azure

A inteligência artificial generativa surgiu como a principal prioridade para diretores de informação e a Microsoft está excepcionalmente bem posicionada, com a maioria dos CIOs esperando usar um produto de IA da Microsoft nos próximos 12 meses,” afirmou Keith Weiss, analista de Morgan Stanley, no dia 11 de janeiro.

Um dos principais serviços que a Microsoft está desenvolvendo com o uso da IA trata do Azure, que é uma plataforma de comunicação em nuvem que concorre diretamente com o Google Cloud da Alphabet e o AWS da Amazon.

Esperamos que a contribuição da IA para o crescimento do Azure aumente, com nossas verificações apontando para uma forte demanda por serviços de IA,” adicionou o analista da Jefferies, Brent Thill, em nota de pesquisa.

Atualmente, a empresa está investindo bastante em mais infraestrutura de inteligência artificial para atender à uma demanda crescente. Mesmo com esses gastos, as ações da Microsoft cresceram em 57% durante 2023 – e neste ano, devem continuar nessa trajetória.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...