Apesar da polêmica da atualização do iOS 17, segundo alguns relatos de usuários conter travamentos e telas ficando escuras, a Apple anunciou o iOS 18 para junho deste ano.
Novidades do IOS 18
Uma das novidades, é a ferramenta de IA generativa e de acordo com Mark Gurman, da Blooberg, haverá um aprimoramento no assistente de voz da Apple, a Siri.
Outros recursos que podem ser adicionados é o auto-completar e auto-resumir textos, que seriam abastecidos pelo modelo de linguagem do fabricante da maçã, o Ajax.
A inteligência artificial também aprimoraria outros serviços da marca, como a Apple Music, onde que poderia criar listas de reprodução. E também auxiliar na solução de problemas.
No evento em junho, na Conferência Mundial de Desenvolvimento da Apple (WWDC), em tradução livre, muitos recursos devem ser anunciados e outros ainda estarão em desenvolvimento até 2025.
O especialista, Gurman, apesar de estar confiante dos novos recursos que envolverão a inteligência artificial, ele acredita que a Apple está muito atrasada em relação aos seus concorrentes nesse assunto.
A empresa que se considera inovadora em tecnologia para seus consumidores, parece ter adotado estratégias de observar as tendências tecnológicas para depois implementá-las.
Segurança do sistema operacional
Conforme o conselheiro global de cibersegurança da ESET (empresa de segurança de informação), Jake Moore anunciou a respeito dessas novidades do IOS 18:
“se os produtos e serviços não vierem com IA, há chances de usuários acharem que estão sendo passados para trás.”
Jake Moore sobre a falta de IA em serviços da Apple
O conselheiro do ESET ainda reconhece que nem sempre os serviços disponíveis na IA, serão positivos, mas recursos que poupam tempo, como o auto-resumo, serão bem recebidos pelo público.
Outro aspecto a ser levado em consideração, é a segurança dos dados e a privacidade, funcionalidades como chatbots, coletam uma grande quantidade de dados, então é importante estudar os recursos de privacidade da assistente de voz da empresa.
Porém, isso não parece um desafio para a Apple, que costuma presar pela segurança e privacidade de seus usuários.