Startup brasileira leva Prêmio da Indústria 5.0 do South Summit Madrid 2024

Esther Feola Por Esther Feola
4 min de leitura
Foto Destaque: entrada do evento South Summit Madrid 2024 (reprodução/Instagram/@marianna.kotsali)

A edição de 2024 do South Summit Madrid ocorreu de 05 a 07 de junho e, fora as competições de startup, como a de Indústria 5.0 que a IBBX ganhou, houve também diversos painéis, como por exemplo, os de O Código de Conduta: Construindo Confiança na Tecnologia, Elevando a Indústria para 5.0: Inteligente e Sustentável e Seu dinheiro, Seu jeito: Personalização, Privacidade e Experiência do Usuário.

Houve também algumas sessões de perguntas e respostas, como a que houve com Steven Bartlett, empreendedor e CEO da The Social Chain, empresa focada em mídia e comunicação.


Convenção do evento South Summit.
Convenção do evento South Summit (Foto: reprodução/Instagram/@iespega)

A IBBX

A startup foi fundada em 2018 por Fernando Destro e William Aloise, os quais também lideraram o grupo de engenheiros responsáveis pela criação. A sede está localizada em uma pequena cidade de São Paulo, Capivari.

Através de IoT e IA, a IBBX trabalha com monitoramento, controle e automação de projetos. Ademais, tem objetivo amplificar a produtividade, expandir a eficiência operacional de processos por meio da redução de custos, e garantir maior segurança e sustentabilidade em seus ativos e processos para empresas 4.0.

A greentech já obteve investimentos da ordem de US$ 7,6 milhões. Segundo o CFO, Bruno Rocha, a IBBX venceu diversos prêmios, como o da South Summit de Porto Alegre. O evento ocorreu em abril, e associou cerca de 900 investidores e 3 mil startups de diversos retalhos.


Prêmio que a greentech IBBX recebeu na edição do South Summit em Porto Alegre, neste ano.
Prêmio que a greentech IBBX recebeu na edição do South Summit em Porto Alegre, neste ano (Foto: reprodução/Instagram/@ibbxtech)

Se caracterizando como solução industrial, a IBBX possui dispositivos de medição de quase todos os dados em campo para supervisionar, controlar e automatizar de forma inteligente, a fim de melhorar a eficiência operacional e a segurança nas indústrias, cidades e agricultura.

A startup conta com quatro patentes concedidas e aprovadas nos Estados Unidos, tendo a mais recente sido aprovada em janeiro, e mais dez estão em desenvolvimento. Conforme Rocha, a greentech está localizada no Brasil, e são os clientes que levam a tecnologia para fora do país, como para Holanda, Peru e os Estados Unidos.

Indústria 5.0

Baseado na Internet das Coisas, há uma revolução tecnológica ocorrendo, a qual aspira potenciar a mudança o setor industrial em espaços inteligentes, ao serviço das pessoas, em uma junção de máquinas e humanos.

Com tecnologias voltadas ao agro, com tecnologias para indústria, cidades e negócios, a IBBX realiza estoques e cultivos agrícolas, irrigação inteligente, monitoramento preditivo e gestão de equipamentos e soluções IoT.

Bruno relata que a maioria das empresas de seus clientes são empresas sucroalcooleiras, como Cutrale, Unilever, Atvos, Nestlé, dentre outros.

Os organizadores do evento South Summit relatam que a vertical indústria 5.0 mostra a relevância especialmente no tema desta edição do evento, Human by Design (Humano por Design), que fala sobre o uso ético desta tecnologia.

Paula Blázquez, sócia-gerente do 4founders Capital, fundo de venture capital criado em 2017 na Barcelona, ressalta que a Inteligência Artificial facilita o acesso à informação, todavia, ainda não se sabe qual a sua utilidade, e esta é a grande questão do uso da IA.
Ainda assim, segundo Paula, quanto mais IA se usa, mais é possível fazer o bem. Isso porque, também é possível utilizar as ferramentas de IA para o mal, como a desinformação e disseminação de fake news.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile