INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

YouTube passa a exigir aviso em vídeos com inteligência artificial para evitar desinformação

A medida faz parte de um conjunto de políticas que o YouTube atualizou em novembro de 2023.

Aplicativo do YouTube no celular
Foto destaque: Aplicativo do YouTube (Foto: reprodução/Pexels)

O YouTube implementou nesta segunda-feira (18) uma nova medida para combater a desinformação e aumentar a transparência na plataforma. A partir de agora, os criadores de conteúdo são obrigados a indicar se seus vídeos utilizam inteligência artificial (IA) de forma realista.

O objetivo da medida é evitar que os usuários confundam vídeos manipulados e fictícios com eventos, locais e pessoas reais.

Ao publicar um vídeo, o criador precisa responder a três perguntas:

1- O vídeo faz uma pessoa real dizer ou fazer algo que ela não fez?

2- O vídeo altera algum registro visual, evento real ou lugar?

3- O vídeo gera uma cena realista que nunca existiu?

Se o criador responder “sim” a qualquer uma das perguntas, um aviso de que o conteúdo é sintético ou alterado será exibido na descrição do vídeo.

O YouTube reconhece que o sistema depende da honestidade dos criadores, mas afirma que tem ferramentas para detectar e adicionar avisos em vídeos que não foram devidamente marcados. A plataforma também está trabalhando em um recurso que permitirá que qualquer pessoa solicite a avaliação de vídeos de deepfake que utilizam sua imagem.


Aplicativo do YouTube (Foto: reprodução/Freepik)

Outras medidas contra a desinformação

Rótulos para conteúdo sensível: O YouTube está expandindo o uso de rótulos para identificar vídeos que tratam de temas sensíveis, como saúde, eleições e finanças.

Combate a deepfakes: O YouTube está trabalhando em ferramentas para detectar e remover deepfakes que podem ser usados para enganar os usuários.

Educação sobre mídia: O YouTube está investindo em iniciativas de educação sobre mídia para ajudar os usuários a identificar e evitar conteúdo falso ou enganoso.

Impacto da medida

A medida do YouTube de exigir avisos em vídeos com IA é um passo para combater a desinformação e aumentar a transparência na plataforma. No entanto, é importante lembrar que a responsabilidade de verificar a veracidade de um vídeo ainda é do usuário.

É recomendável que os usuários assistam a vídeos com cautela, especialmente aqueles que parecem bons demais para ser verdade. Se você tiver dúvidas sobre a autenticidade de um vídeo, você pode denunciá-lo ao YouTube.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...