A revista “Time Out” divulgou na última terça-feira (17) uma lista com os 40 bairros mais legais do mundo, e o escolhido para o primeiro lugar de 2023 é Laureles, em Medellín, na Colômbia, cidade que já deu nome a um cartel de drogas.
Laureles
Laureles é um bairro localizado em Medellín, na Colômbia, um dos países que faz fronteira com o Brasil. Foi o escolhido entre outros 40 para ocupar o primeiro lugar na lista de bairros mais legais do mundo. Possui vendedores ambulantes de frutas empurrando seus carrinhos, estúdios de ioga, ruas com árvores e várias cafeterias. Durante a noite, na famosa rua La 70, os bares e restaurantes se transformam em uma pista de dança com a música certa.
Para os fãs de esporte, Laureles possui o estádio de futebol Atanasio Girardot, palco de partidas importantes e grandes shows. Em 2016, quando o avião com o time de futebol da Chapecoense sofreu o trágico acidente que resultou na morte de várias pessoas, uma homenagem foi realizada no estádio.
Estádio Atanasio Girardot, em Laureles, Medellín. (Foto: Reprodução/Ezmoments.com)
Além disso, o bairro possui o Indie Universe e Los Patios Cool Living, prédios considerados amigáveis para nômades digitais. Por fim, a publicação diz que Laureles tem uma sensação “tradicional de bairro colombiano”, mesmo com a popularidade que cresce cada vez mais.
Porém, antes de ser a cidade que tem o bairro mais legal do mundo, Medellín, que possui mais de 2,5 milhões de habitantes, já foi uma cidade um tanto quanto perigosa, e deu nome a um cartel de drogas. Hoje, a cidade mudou sua história e é exemplo de desenvolvimento, com metrôs e teleféricos que interligam toda Medellín e morros acessíveis por pessoas de qualquer lugar da cidade.
A revista
“Time Out” é uma publicação em revista fundada em 1968 em Londres, na Inglaterra, que fala sobre cidades e turismo em geral e elabora essa lista há seis anos. Para escolher os bairros, um grupo de pessoas faz escolhas pessoais, com bairros de suas cidades de origem, depois, os editores fazem uma triagem com base em seus conhecimentos e experiências. Por fim, a publicação considera se o bairro possui empreendimentos comunitários e sociais, acesso a espaços abertos e verdes, e vida urbana próspera. No total, 12 mil pessoas opinaram, 8 mil a menos do que no ano passado. Os bairros vão desde a América do Sul até a África, e não conta com nenhum local brasileiro, diferente do ano passado, que tinha Vila Madalena, de São Paulo. Confira a lista completa na ordem:
- Laureles – Medellín, Colômbia
- Smithfield – Dublin, Irlanda
- Carabanchel – Madrid, Espanha
- Havnen – Copenhague, Dinamarca
- Sheung Wan – Hong Kong
- Brunswick East – Melbourne, Austrália
- Mid-City – Nova Orleans, EUA
- Isola – Milão, Itália
- West – Amsterdã, Holanda
- Tomigawa – Tóquio, Japão
- Baltic Triangle – Liverpool, Reino Unido
- Cours Julien – Marseille, França
- Arts District – Los Angeles, EUA
- Chinatown – Singapura
- Fort Greene – Nova Iorque, EUA
- Leith – Edimburgo, Escócia
- Enmore – Sydney, Austrália
- Costa da Caparica – Almada, Portugal
- Hyde Park – Chicago, EUA
- West End – Glasgow, Reino Unido
- Sea Point – Cidade do Cabo, África do Sul
- Neukölln – Berlin, Alemanha
- Haut-Marais – Paris, França
- King’s Cross – Londres, Reino Unido
- Hannam-dong – Seoul, Coreia do Sul
- Coral Gables – Miami, EUA
- Richmond District – São Francisco, EUA
- Vinohrady – Praga, República Tcheca
- El Clot – Barcelona, Spain
- San Miguel Chapultepec – Cidade do México, México
- Exarcheia – Atenas, Grécia
- Bebek – Istambul, Turquia
- Ponsonby – Auckland, Nova Zelândia
- Zhongshan – Taipei, Taiwan
- Bonifacio Global City (BGC) – Manila, Filipinas
- Downtown – Montreal, Canadá
- Dotonbori – Osaka, Japão
- The Annex – Toronto, Canadá
- Song Wat – Bangkok, Tailândia
- Cantonments – Acra, Gana
Foto destaque: Laureles é considerado o bairro mais legal do mundo. Reprodução/En.casacol.co