Com as festas de fim de ano se aproximando, muitas pessoas já começam a sair de suas cidades para se divertirem em outros estados, Santarém e Alter do Chão estão localizados na região Norte, e são os locais mais escolhidos por turistas especialmente para esta ocasião. A especialista em turismo Claudia Meireles, explica o motivo dos viajantes escolherem a região norte, já que lá há inúmeras praias.
“É uma viagem que muitas pessoas gostam de fazer para ficar vários dias no local, sem pressa para ir embora ou para se locomover a outro destino turístico. E o fim do ano é o período que as pessoas mais têm dias de folga para viajar. Então, isso contribui para a escolha desses locais”, disse Claudia.
Como a quantidade de pessoas aumentam nesta época do ano, a economia local acaba sendo movimentada por conta das visitas temporárias, beneficiando a região.
“Diversas atividades ligadas ao turismo são beneficiadas pelo fluxo de viajantes nesse período, como os setores de hospedagem, bares e restaurantes, vestuário, lojas que vendem lembrancinhas e os serviços em geral, como os de passeios turísticos. Como as pessoas passam vários dias na região, elas, em vez de gastar em suas cidades, gastam no comércio local. Há um deslocamento da demanda”, explica a especialista.
O Rio de Janeiro segue na liderança de destinos preferidos dos brasileiros, nesta época do ano. Florianópolis, Fortaleza e Natal, também está na lista de destinos favoritos dos viajantes. A região norte não fica atrás, por conta do clima quente, acaba recebendo um fluxo grande de pessoas.
Vista do Cristo Redentor no Rio de Janeiro na queima de fogos na virada no ano. (Reprodução/G1)
Mesmo que a região norte seja muito procurada, ela acaba deixando a desejar em alguns aspectos relacionados ao turismo. A especialista explica como isso pode ser melhorado.
“É preciso reforçar o quadro de funcionário. As empresas podem contratar temporários para reforçar a equipe nesse período. Também é importante providenciar treinamento para os novatos, para manter o alto nível de atendimento. Além disso, as empresas devem preparar os estoques para o aumento da demanda. Isso precisa ser feiro antes de os turistas chegarem. As experiências dos anos anteriores podem servir de histórico para tomar as decisões de investimento nos estabelecimentos e no quadro funcional”, pontuou a especialista.
É importante lembrar que as empresas que trabalham com turismo precisam ter pessoas na equipe que saibam pelo menos o básico de outras línguas, para que possam se comunicar melhor com os turistas estrangeiros.
Foto de destaque: Praia de Alter do Chão, no Pará. Divulgação: G1