Com a chegada de uma massa polar na última terça-feira (17) levou neve para o Estado de Santa Catarina. O acontecido levou felicidade e euforia para os moradores e turistas de Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, cidades que são acostumadas com quedas bruscas na temperatura.
No início da tarde, as temperaturas chegaram a -16ºC em Urupema, e -15ºC em São Joaquim. A neve também foi registrada na cidade de Lages, onde a sensação térmica chegou a -4ºC.
Segundo o Epagri/Ciram (Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), houve registro de neve dentro das quatro cidades citadas. A temperatura mais baixa registrada ficou em Bom Jardim da Serra, com -2ºC. Em São Joaquim, o termômetro chegou a 0ºC, em Urupema, 1,5ºC e Urubici, 1,7ºC.
Imagem ilustrativa de um termômetro na neve. (Foto: Reprodução/ionline)
Mesmo com as baixíssimas temperaturas registradas, a população comemora a vinda da neve antecipada, pois a última vez que nevou na cidade foi em 2013.
Ainda com a neve estando fraca, a atração já fez com que turistas fossem para as cidades da região, onde os hotéis e pousadas estão com 90% de ocupação, como aconteceu em Urupema.
“O fluxo de turistas está intenso. Não esperávamos tanto assim por ser dia de semana, mas acredito que vamos segurar o fluxo mais uns dias. O fim de semana promete”, conta o secretário de Turismo de Urupema, Antenor Arruda.
O meteorologista do Epagri/Ciram, Clovis Correa, conta que a neve foi registrada nas cidades do Planalto catarinense, próximo das regiões serranas do Estado. Correa lembra que, além da neve fraca, houve também chuva congelada.
A intensidade da neve é medida de acordo com a profundidade que ela acumula no solo. Até dez centímetros é considerada leve. Mais que isso, ela já passa a ser forte. No entanto, mesmo com temperaturas completamente longe da realidade do país tropical, em sua maioria, a neve aqui é considerada fraca.
Foto destaque: Neve em Urupema. Reprodução/UOL