Praia Central em Balneário Camboriú tem 10 pontos imprópios para banhistas

Gleicimara Dulterio Por Gleicimara Dulterio
3 min de leitura

Foi divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto do Meio Ambiente análise que aponta 10 pontos da Praia Central de Balneário Camboriú impróprias a banhistas. De acordo com o relatório a água possui altos níveis de Escherichia coli, bactéria que naturalmente habita no intestino humano, alguns tipos são nocivos a saúde, causando a doença chamada gastroenterite.

Segundo Vanessa Gonçalves, professora e doutora em Biologia Molecular da Unisul o aumento dos indicadores ocorreram após temporais que prejudicaram a qualidade das águas “A chuva altera bastante a balneabilidade porque todo o esgoto e eventuais rejeitos que são liberados de maneira irregular, nos rios e córregos ao redor, acabam sendo carregados de maneira mais densa para o mar”, esclarece a professora.      


Pontos com indicadores negativos (Reprodução/IMA)


Ainda de acordo com a análise da profissional outros motivos poderiam ter afetado os resultados das avaliações “O que mudou muito nos últimos dias foi o volume de chuva, a vinda de turistas ainda não é tão alta, porque a gente ainda está em dezembro, e o alargamento da faixa já foi feito antes. Se a gente for olhar os dados do IMA, vai ver que Balneário Camboriú não é a única cidade afetada” garantiu Vanessa.

Critérios de Análises

De acordo com relatório os critérios de análise respeita o que determina a resolução do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente nº274/2022, e considera como Próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 ml e Impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 ml ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 ml.

Alargamento da Praia Central

No ano de 2021 a praia passou por mudanças, a largura da faixa de areia passou de 25 para 70 metros, contudo foi aumentada em toda a extensão de sua orla em 5,8 quilômetros.

 

Foto destaque: Praia Central. Reprodução: Site: turismo.balneariocamboriu.sc.gov.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile