Nesta sexta-feira, 19, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, afirmou que a expectativa é de que o turismo estrangeiro atinja recorde no Brasil no ano de 2023. Tal alegação foi feita durante um evento do Lide Rio, que reuniu diversas personalidades e autoridades do setor turístico, em um hotel em Copacabana.
No mês de janeiro, foi possível perceber esse crescimento nos índices de turismo estrangeiro no Brasil, foram mais de 868 mil no primeiro mês do ano. Número supera em mais de 100 mil os dados de janeiro de 2019, antes da pandemia, e é o triplo do mesmo período de 2022, e 756.883 (2019) e 750.457 (2020).
Publicação de Marcelo Freixo. (Reprodução/Instagram)
Nos primeiros meses do ano, foi registrado 2,6 milhões de turistas internacionais, vindos principalmente da Argentina, Chile e Estados Unidos. Segundo Marcelo Freixo, esses turistas deixaram cerca de R$ 8,6 bilhões de reais, e em seu discurso, exalto tal marca: “R$ 8,6 bilhões é para o dono do restaurante, é para o dono do hotel, é no táxi, é no churrasquinho da esquina, é na arte e na cultura. Então é renda, é emprego e é desenvolvimento, os números estão aqui”
De acordo com relatório da Embratur, entre abril e dezembro deste ano já estão programados cerca de 9,7 milhões de assentos em voos de diversas parte do mundo com destino ao Brasil. Em comparação com o mesmo período do ano passado, haverá um crescimento de 26%. Ainda de acordo com o órgão, haverá um aumento na constância das rotas já existente e mais comuns, assim como, a inclusão de novas rotas, capitaneadas pela operação de futuras novas companhias que estudam operar no país a partir desse ano.
Foto Destaque: Presidente da Embratur, Marcelo Freixo. (Reprodução/Instagram)