Redução do turismo no mês de outubro

Júlia Sales Por Júlia Sales
2 min de leitura

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de turismo brasileiro uma queda de 2,8% em outubro, quando comparado ao mês de setembro, segundo a divulgação feita na terça-feira (13/12).

Esta queda fez com que os índices fossem mais baixos do que em fevereiro de 2020, no pré-pandemia de covid-19. Durante o início da crise sanitária o percentual de turismo era 2,5% maior que no mês de outubro deste ano, segundo levantamento.

Atualmente, o turismo no Brasil encontra-se 9,6% abaixo de fevereiro de 2014, que historicamente é o ponto mais alto dessa atividade no país.

Anteriormente ao mês de outubro, entre julho e setembro, havia sido acumulado uma alta 3%, entretanto essa alta foi praticamente anulada pela retração do mês seguinte.


Imagem do Museu de Arte de São Paulo – MASP. (Foto: Reprodução/ Melhores destinos).


Desde junho deste ano, apesar da vacinação contra a covid-19, houve um aumento de 49,2% nos óbitos causados pela doença. A retomada de eventos e também das viagens e aglomerações sem máscara são alguns pontos levantados como possíveis causas para o crescimento dos casos da doença. Outro ponto também levantado foi a diminuição de vacinas tomadas nos últimos meses, por isso é importante lembrar de tomar as doses de reforço.

De acordo com o Ministério de Turismo, a covid-19 fez com que o faturamento do turismo no Brasil reduzisse em 59%, segundo dados de 2021.

Em comparação ao mesmo mês, no ano passado, o turismo teve um crescimento de 16,1%. Esse crescimento é devido, principalmente, pelo aumento na receita de empresas como as de locação de automóveis e rodoviários coletivos, restaurantes e serviços de bufê, transporte aéreos e hotéis.

De 12 localidade avaliadas pelo IBGE, 8 locais sofreram com queda no turismo. Entre eles estão São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e, o local mais afetado, Distrito Federal.

Foto destaque: Praia do Leblon no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/ Te vejo pelo mundo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile