“Tanabata Matsuri”: maior festival de rua japonês passa por São Paulo

Giovanna Barros Por Giovanna Barros
2 min de leitura

No último sábado (15) e no domingo (16), ocorreu em São Paulo, no bairro Liberdade, um dos maiores festivais japoneses de rua do mundo, conhecido como Tanabata Matsuri. O festival é uma grande celebração antiga que conta com diversas formas diferentes de artes culturais do Japão, com danças tradicionais, apresentações musicais nacionais e internacionais, comidas típicas e artes marciais.

O Tanabata Matsuri também é popularmente chamado no Brasil de “festival das estrelas” por causa de sua origem. Ele é, de certo modo, uma variação da festividade chinesa “Qixi Festival” e vem de uma lenda que possui mais de dois mil anos. Na lenda, uma princesa, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou perdidamente por um pobre pastor de gado.

Seu pai, no entanto, achou melhor separá-los, pois a princesa estava deixando suas responsabilidades de lado por causa do romance, e os obrigou a morarem em lados opostos da via láctea. Logo depois, ao perceber a tristeza da menina, voltou atrás e permitiu que eles se encontrassem uma vez por ano, desde que atendessem todos os pedidos vindos da Terra. Assim, o festival ocorre sempre na época do encontro dos amantes.


Apresentações na Liberdade (Reprodução/Acal Liberdade)


Uma tradição muito característica dessa celebração é o costume de escrever desejos em tiras de papéis coloridos e, no final do dia, queimá-los para que cheguem até a princesa e o pastor e sejam realizados.

No Brasil, apesar das tradições nipo-brasileiras serem mais popularmente conhecidas em São Paulo, o Tanabata Matsuri foi comemorado pela primeira vez no Paraná, em 1978. Foi somente no ano seguinte que a festividade passou a ocorrer na Liberdade.

Esse ano, apresentações de tambor marcaram os dias de festival e o grupo Hiroaki Karimata se apresentou no Brasil pela primeira vez. Também pela primeira vez, foram feitos biscoitos da sorte exclusivos com o formato de estrelas para os dias de celebração.

 

Foto Destaque: Tanabata Matsuri na Liberdade. Reprodução/caljidiomas

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile