Turismo: Espera para obtenção do visto americano ultrapassa a 400 dias

2 min de leitura

Para a emissão do visto americano, documento obrigatório para aqueles que pretendem entrar nos Estados Unidos, o viajante brasileiro tem encarado longas filas de espera. Quando o documento é solicitado no estado de São Paulo a espera chega a 400 dias, a demora mencionada trata-se da autorização na turismo e negócios quando emitidos pela primeira vez.

Em outros estados como Rio de Janeiro e Brasília também é o mesma o prazo para se conseguir o documento. Veja o tempo médio para obtenção em alguns estados, considerando aferição até o último dia do mês de Novembro:

Estado Tempo Espera (dias)
São Paulo 484
Brasília 427
Rio de Janeiro 428
Recife 365
Porto Alegre 289

 


Documento de passaporte(Reprodução/Metropoles- Crédito: Pedro França/Agencia Senado)


Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil a intenção é trabalhar para o aumento de vagas “trabalhando diligentemente para aumentar a disponibilidade de vagas para todas as classes de vistos” garante. A embaixada ainda explicou que desde quando os serviços de emissão de visto foram retormados no final do ano de 2021, foram dispostos novos horários de agendamentos para o processo de emissão no sistema de agendamento.

Em outras cidades pelo mundo a situação não é diferente, existem situações em que o espera chega a mais de 2 anos que é o caso de Bogotá na Colômbia. Em Nova Delhi- Índia, a de espera é de 961 dias, ou seja, mais de 2 anos. Já na Cidade do México, por exemplo, são de 675 dias e, em Toronto, capital da província de Ontário no Canadá, a espera chega a 448 dias.

Os vistos americanos que demandam mais tempo para a emissão pelos consulados americanos no Brasil são o B1 e B2, emitidos para quem deseja visitar o país do Tio Sam a negócios ou a turismo. As demais modalidades de obtenção do visto estão com o prazo de confecção dentro da normalidade.

Foto destaque: Fila para entrevista de emissão do visto. Reprodução/ G1/ Globo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile