Entenda por que a Burberry anunciou a troca de seu CEO

Burberry é uma das maiores e mais reconhecíveis marcas da Grã-Bretanha e, nesta segunda-feira (15) declarou que teve uma queda em suas vendas, também suspendeu seus dividendos e substituiu o seu Diretor Executivo (CEO) ao enfrentar uma retração significativa nos gastos de consumo de moda de alta costura.

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A grife de luxo ainda declarou que sua receita caiu mais de 20% no último trimestre, que acabou em 29 de junho.

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Estratégia de recuperação

Desde a saída de Christofer Bailey, ex-diretor criativo da grife, a Burberry tem tentado se reposicionar como uma marca de luxo. E, embora a entrada de Ricardo Tisci tenha sido elogiada inicialmente, os resultados foram de encontro com os códigos da marca e, financeiramente, o resultado está longe do esperado.

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No mundo da moda, a sinergia entre a visão empresarial do CEO e a visão criativa do diretor é crucial para o sucesso de uma grande marca. No caso da Burberry, a estratégia passada era de consolidar a grife com coleções luxuosas e preços altos, entretanto, é possível dizer que essa estratégia não funcionou e ainda causou uma queda de 20% na receita.

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Jonathan Akeroyd foi o CEO responsável pela nova estratégia de posicionamento e agora é substituído por Joshua Schulman, conhecido por passar por outras marcas como Michael Kors e Coach, tidas pelo público como "luxo acessível".

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Nova fase

Segundo a Business of Fashion, a chegada de um novo CEO significa uma mudança radical nos planos da Burberry que, agora, deve focar em uma nova estratégia com produtos que atinjam uma classe de clientes menos abastados. Estratégia essa muito similar a que Schulman utilizou com a Coach tentando seu reposicionamento.

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Muitos acreditam que o maior erro de estratégia passado da grife inglesa foi tentar se posicionar como uma marca de luxo, podendo sempre seguir sua tradição utilitária e mantendo sua antiga clientela. Agora, a empresa visa retomar sua base de consumidores ao oferecer um "consumo de luxo mais cotidiano".

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