Em uma tentativa de garantir maior “veracidade” ao golpe, e atingir ainda mais vítimas, hackers usufruem da confiabilidade de empresas conhecidas pelo público; esse tipo de ataque é conhecido como phishing. Um estudo do Cisco Talos relata que algumas das mais empregues são Amazon, DocuSign, e PayPal, sendo o primeiro lugar ocupado pela Microsoft.
Os casos de “impersonificação de marcas” foram averiguados pelos pesquisadores da Cisco Talos no período de março a abril de 2024, ao redor do globo, e assim surgiu o ranking com as 30 marcas mais utilizadas, como Adobe, Instagram e Chase.
Além de mostrar estas empresas, a pesquisa relata que, tendo esse conhecimento, nota-se como é preciso uma vigilância otimizada, além de medidas proativas para combater o crime cibernético.
Com esses dados é possível realizar um treinamento intensivo com os funcionários, para ficarem mais atentos nos e-mails recebidos, em especial quando for de alguma empresa indicada pelo estudo.
Os ataques ocorrem por meio de ameaças, com objetivo de conseguir credenciais ou demais dados sensíveis, utilizando-se do nome dessas marcas para que as pessoas confiem e forneçam tais informações.
Os métodos utilizados pelos hackers vão desde a manipulação do código-fonte HTML, até a recuperação de servidores remotos. E a cada dia essas estratégias são aprimoradas, para conseguir os dados dos usuários desatentos, bem como passar ainda mais credibilidade, e dificultar o reconhecimento de um e-mail falso.
O phishing pode ocorrer tanto via e-mail, quanto por meio de SMS, ligações, e até mesmo como uma página da internet que se passa por um e-commerce, como ocorreu com sites como Magazine Luiza, por exemplo.
É alertado pelo ensaio que a parte mais fraca, e que mais precisa de ações para lidar com os crimes cibernéticos, são os seres humanos. Assim, a Cisco criou um recurso novo para e-mails, que identificará a impersonificação de marcas no e-mail recebido.
Essa solução é um dos degraus para suprimir ao máximo estes ataques, por meio da consolidação da segurança de e-mails pessoais e de organizações ao redor do mundo.
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