Com o acréscimo de assaltos no país, fora percebido que, nos assaltos realizados em que iPhones foram levados, os assaltantes realizam um bloqueio permanente do aparelho, que faz com que o dono do aparelho roubado não consiga acessar mais os dados do celular, como mídias e mensagens. Além disso, em uma recente publicação do Wall Street Journal, algumas vítimas relataram que perderam o saldo de suas contas bancárias após terem sido invadido seus dados financeiros.
O processo não é tão simples, pois, para que um prejuízo de tal escala ocorra, é preciso que o assaltante saiba o código de acesso do dispositivo, o qual seria possível obter visualizando o usuário digitá-lo, ou então, por meio de coerção.
Com o código de acesso em mãos, é possível desvincular o aparelho totalmente de seu dono original, por meio de; alteração do ID Apple do dispositivo; impedir que sua posição seja descoberta, desativando o “Encontrar meu iPhone”, e para concluir, redefinir a chave de recuperação, sendo o código utilizado para proteção contra hackers online, e também solicitada pela Apple para redefinição de senha e recuperação de acesso a um ID Apple, para aumentar a defesa. Contudo, caso ela seja alterada, não é possível obter um novo código, e o dono será bloqueado da conta.
Seguem algumas das ações que os usuários podem tomar a fim de evitar o bloqueio de suas contas.
Para não divulgar o código publicamente, é possível desbloquear o celular por meio do Face ou Touch ID, além de configurar um código maior e alfanumérico, dificultando assim a descoberta do código.
Caso haja a suspeita de que alguém teve acesso ao código, é altamente recomendável alterá-lo imediatamente.
Nas configurações de tempo de uso do iPhone, é possível formar uma segunda senha, a qual é solicitada ao tentar alterar o ID Apple.
Vale ressaltar que, este meio não é assegurado pela Apple, mas fora difundido online através dos usuários de iPhone.
Para recuperação futura dos dados, é necessário realizar um backup do iPhone correntemente. As mídias podem também ser mantidas em serviços de nuvens, como Google Fotos, Microsoft OneDrive, dentre outros.
Em comunicado ao CNN, um porta-voz da Apple comenta que a empresa trabalha arduamente para a proteção das contas e dados dos usuários, sempre buscando novas salvaguardas contra tais opressões.
É descrito no site da empresa que, caso o usuário perca os dispositivos confiáveis e a chave de recuperação, é possível que seja definitivamente retido de sua conta, pois, o cliente é o responsável de tais dados.
Enquanto não há um método para recuperação da conta, como uma autenticação do usuário, os proprietários de iPhones só podem tentar proteger-se para que isso não aconteça, por meio de ações como as mencionadas acima.
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