Primeiro voo do jato XB-1 é precursor do Overture, futuro supersônico da Boom Supersonic

A empresa Boom Supersonic anunciou que o primeiro teste com a aeronave XB-1, na última sexta-feira (22), em Mojave Air & Space Port - Califórnia, foi um sucesso. O objetivo principal dos testes com a aeronave XB-1 é servir como base para desenvolver o futuro supersônico, o Overture.

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Desponta uma nova era para os voos mais rápidos do planeta. Dessa forma, o Concorde será substituído. Ele teve sua última performance 2003.

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Ainda não foi um voo supersônico

Pilotado por Bill “Doc” Shoemaker, o XB-1 alcançou cerca de 440km/h e 2.170 m de altitude. Embora não tenha sido ainda um voo supersônico, os objetivos de velocidade, altitude e estabilidade previstos foram atingidos.

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XB-1 - Boom Supersonic (Foto: reprodução/ Revista Asas)

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Tecnologia sustentável

Primeiro jato supersônico do mundo produzido sem incentivos governamentais, o XB-1 possui aviônicos de última geração, estrutura de fibra de carbono, uso de 100% de combustível sustentável e um sistema de propulsão Symphony. Com isso, terá melhor custo benefício, grande potência com impacto ambiental reduzido.

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"Tecnologias avançadas não foram economizadas. O futuro supersônico, o avião Overture, deverá ter o dobro da velocidade das aeronaves atuais e alcançar 1.800 km/h quando estiver sobrevoando o mar. Em voos sobre o continente, a aeronave terá desempenho 20% superior", segundo informações da empresa Boom Supersonic.

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Conceito do avião supersônico Overture (Foto: divulgação/Boom Supersonic)

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Ainda de acordo com a fabricante, "o tempo de voo deverá cair pela metade, sem causar desconforto de barulho aos passageiros e aos habitantes de lugares por onde a aeronave passar."

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Segundo informações a British Airways, BAE Systems, Reuters e Boom Supersonic, o Overture terá:

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  • Velocidade máxima de 1,7 Mach (ou 1,7 vez a velocidade do som), o que na altitude de cruzeiro (60 mil pés ou cerca de 18 km) representa aproximadamente 1.800 km/h;
  • 7.867 km de autonomia;
  • Capacidade para transportar até 80 passageiros;
  • 61 metros de comprimento e 32 metros largura;
  • 130 unidades encomendadas por American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.
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