Neste domingo (29), durante a Paris Fashion Week, Alessandro Michele fez sua estreia à frente da Maison Valentino com a coleção “Pavillon des Folies”, que mescla elementos do passado e do futuro da marca. A cenografia do desfile evocava uma transformação: bancos, escadas e luminárias revestidos em tecidos brancos induziram uma reforma, simbolizando não apenas uma mudança, mas um renascimento intencional das antigas glórias da grife. A coleção conseguiu captar a mesma emoção despertada pelo famoso desfile da Valentino na Sala Bianca de Florença em 1962, considerada a página de abertura do renascimento da moda italiana no pós-guerra.
Com uma paleta de cores vibrantes, repleta de camadas, brilhos e bordados, o estilista reinterpretou os códigos da Valentino, incorporando um toque pessoal e contemporâneo. O maximalismo, outra marca registrada de Alessandro, retorna com força renovada. A passarela, um enorme espelho projetado por Alfredo Pirri, se fragmentava à medida que as modelos desfilavam, refletindo a atmosfera intensa e exuberante da apresentação.
Alessandro Michele durante a Paris Fashion Week 2024 (Foto: reprodução/Jacopo M. Raule/Getty Images embed)
O desfile elogiou a estética da época de ouro de Valentino, mas sempre com o toque maximalista de Michele: colares de pérolas descolados, argolas nos lábios ou no nariz e grandes laços de cetim.
Veja algumas imagens do desfile abaixo.
Valentino na Paris Fashion Week 2024 (Foto: reprodução/Daniele Venturelli/Getty Images Embed)
Valentino na Paris Fashion Week 2024 (Foto: reprodução/Daniele Venturelli/Getty Images embed)
Valentino na Paris Fashion Week 2024 (Foto: reprodução/Daniele Venturelli/Getty Images embed)
Valentino na Paris Fashion Week 2024 (Foto: reprodução/Daniele Venturelli/Getty Images embed)
Valentino na Paris Fashion Week 2024 (Foto: reprodução/Daniele Venturelli/Getty Images embed)
Valentino na Paris Fashion Week 2024 (Foto: reprodução/Daniele Venturelli/Getty Images embed)
Michele se tornou diretor criativo da Valentino recentemente. Ele é o sucessor de Pierpaolo Piccioli, que ficou na maison italiana durante 25 anos. O ex-diretor criativo estava trabalhando para a marca desde 2002, mas foi somente em 2015 que ele ganhou o título de master da casa, atuando até 2022. Nesse período, ele foi fundamental na reinvenção de diversos códigos da marca, elevando a Gucci a um dos nomes mais desejados no setor de luxo.
Michele, em sua passagem pela Gucci, instigou uma série de questionamentos em suas coleções, sendo um dos mais marcantes a reflexão sobre gênero. Nas passarelas, era evidente a presença de modelos que interpretavam tanto papéis masculinos quanto femininos, ou até mesmo nenhum deles.
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