Entre a última sexta-feira (7) e a manhã do sábado (8), um apagão fez com que inúmeros moradores ficassem sem energia na região metropolitana de Manaus (AM). Ainda segundo a concessionário da Água de Manaus, o blecaute afetou diretamente o sistema de tratamento e distribuição de água da região.
Amazonas Energia se pronuncia sobre o blecaute em Manaus (Foto: Reprodução/Instagram/@amazonas.energia)
Em comunicado à CNN, a Amazonas Energia relatou que a cessação do fornecimento de energia aconteceu porque uma linha de 500 kV Jurupari-Silves foi desligada. A linha pertence ao Sistema Interligado Nacional (SIN), uma rede de linhas de transmissão e subestações que interconectam as usinas que geram a energia elétrica do Brasil.
Conforme a concessionária, ainda na sexta-feira, 85% do fornecimento de energia foi reestabelecido.
A Água de Manaus relatou em nota que por conta do apagão, todas as regiões de Manaus poderiam apresentar alterações, oscilações, ou mesmo falta d'água no sábado.
No sábado de manhã, as estações de tratamento de Ponta do Ismael I, Ponta das Lajes e Mauazinho voltaram a produzir água tratada. Em contrapartida, a estação responsável pelo abastecimento das regiões Centro-Oeste, Norte e Oeste, a de Ponta do Ismael II, deveria ser religada apenas no sábado de tarde, depois da rede de grande porte que apresentou vazamento na Avenida Coronel Teixeira seja consertada.
A Água de Manaus salientou que fará ações por toda a cidade para que o serviço seja normalizado, com previsão para que a água retorne ainda no final de semana.
Foi comunicado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas que as unidades de saúde de Manaus permaneceram com atendimento e fornecendo assistência essencial local durante o apagão, graças aos geradores que as unidades de saúde possuem.
Ainda não foi noticiado o número total de pessoas impactadas pelo apagão e pela falta de água.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!