Atrasos em voos nos EUA são causados por fragmentos da nave da SpaceX

Na última quinta-feira (06), o foguete Starship, apresentou falhas e se desintegrou minutos após o seu lançamento no estado do Texas, espalhando destroços pelos céus dos EUA e do Caribe. O que fez a Administração Federal de Aviação americana (FAA) interromper o tráfego aéreo nos aeroportos da Flórida.

Ver artigo completo

Em sua oitava missão-teste, o foguete de 123 metros, decolou por volta das 20h, horário de Brasília, da base da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, em Boca Chica, Texas, EUA, com transmissão ao vivo. 

Ver artigo completo

Esta é a segunda falha neste ano. Em janeiro (2025), o Starship explodiu após oito minutos de decolagem.

Ver artigo completo

Atrasos nos voos

Imediatamente, após o ocorrido, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) restringiu o tráfego aéreo nos aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach, no estado da Flórida, por mais de uma hora. 

Ver artigo completo

Por volta das 22h horas, horário de Brasília, as operações nestes aeroportos já haviam sido retomadas, voltando à normalidade.

Ver artigo completo

No entanto, além de exigir explicações para a Spacex, a FAA abrirá uma investigação sobre o ocorrido, além de exigir que a empresa de Elon Musk obtenha aprovação para realizar os próximos testes.

Ver artigo completo

O que diz a SpaceX

A empresa utilizou suas redes sociais para comentar sobre o assunto. Em nota, informou que durante a ascensão da Starship houve “uma rápida desmontagem não programada” e “imediatamente começou a coordenação com oficiais de segurança para implementar respostas de contingência pré-planejadas."

Ver artigo completo

Aproveitou, ainda, a oportunidade para declarar que “o sucesso vem do que aprendemos, e o voo de hoje oferecerá lições adicionais para melhorar a confiabilidade da Starship.”

Ver artigo completo

Em relação às exigências da Administração Federal de Aviação dos EUA, a empresa declarou:

Ver artigo completo

Conduziremos uma investigação completa, em coordenação com a FAA, e implementaremos ações corretivas para fazer melhorias em futuros testes de voo da Starship” (Comunicado da empresa SpaceX)

Ver artigo completo

A missão da Starship, segundo a empresa, será importante para implementar satélites avançados e expandir o acesso à internet de alta velocidade.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine