Blackout em São Paulo e Guarulhos no último sábado foi provocado por uma pipa

No último sábado (31), um apagão afetou 942 mil imóveis na região metropolitana de São Paulo e Guarulhos. A Eletrobras informou que o incidente foi provocado por uma pipa. O instante em que o objeto acerta dois barramentos da subestação, provocando a pane, é mostrado por um vídeo.

Ver artigo completo

O corpo da pipa teria atingido o primeiro barramento, provocando um curto-circuito e o desligamento pelos equipamentos de proteção. A rabiola da pipa, que possuía alumínio, teria afetado o segundo barramento. A colisão causou o desligamento do instrumento, provocando o apagão da subestação.

Ver artigo completo

O incidente não é inédito

O problema não é inusitado. No ano anterior, a SE Guarulhos relatou cinco incidentes causados por pipas, de acordo com informações da Eletrobras. A construção de subestações cobertas seria uma forma de evitar esse problema, segundo a análise de especialistas.

Ver artigo completo

" target="_blank" style="color:#a7a7a7;text-decoration:none;font-weight:normal !important;border:none" rel="noopener">Embed from Getty Images

Ver artigo completo

São Paulo capital à noite (Foto: reprodução/Carlos Alkmin/Getty Images embed)

Ver artigo completo

A Enel e a EDP, concessionárias de energia elétrica, divulgaram, no domingo (1º), que 942 mil pontos ficaram sem luz, no sábado, afetados pelo apagão. Segundo a Enel, 650 mil ligações foram impactadas somente na capital paulista., representando 8% dos clientes atendidos pela concessionária. As áreas mais afetadas foram as zonas Norte e Leste.

Ver artigo completo

Já Guarulhos, cidade atendida pela EDP, informou que cerca de 292 mil imóveis foram atingidos. A região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio foram os bairros mais impactados, correspondendo a cerca de 13,5% de clientes.

Ver artigo completo

Força tarefa restabeleceu o abastecimento de energia

O Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) assim que identificou o ocorrido, em conjunto com os agentes, começou o trabalho para restabelecer o abastecimento de energia, por volta das 17h33.

Ver artigo completo

A recomposição de carga da concessionária EDP foi finalizada às 19h37 e a da ENEL, às 19h37 .

Ver artigo completo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se pronuncioou dizendo que o ocorrido será investigado para apurar as responsabilidades. A Aneel acompanhou todo o processo de recomposição das cargas, que são de responsabilidade do ONS, transmissoras e distribuidoras envolvidas; e acrescentou que está em constante contato com as equipes das empresas responsáveis.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine