Je M’Appelle Brasil: conheça o projeto de moda nacional que conquistou Paris

Je M’Appelle Brasil (“Eu me chamo Brasil”, em português) é um projeto idealizado por Samir Bertoli, com a intenção de levar a moda brasileira às ruas de Paris. Reunindo seis marcas nacionais, Samir levou o espírito brasileiro até a semana da moda em Paris no mês de junho.

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A idealização do projeto

Samir decidiu criar o projeto após a semana da moda masculina de Paris. Ele percebeu que apesar de Paris ser um polo da moda, as pessoas quase não usavam etiquetas francesas independentes, o que criou um choque cultural. Segundo Samir, no Brasil, há uma diversidade de marcas independentes para serem escolhidas. “Cheguei pisando muito fofo, até que percebi que muita gente se impressionava com os produtos brasileiros – ninguém faz ideia do nosso potencial nesse mercado”, afirma.

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Além disso, quando perguntados sobre o Brasil, as respostas eram estereotipadas: muitos lembraram do futebol, do carnaval, do samba e das praias. Mas pouquíssimo se conhece sobre a moda brasileira. Então, Samir reuniu seis marcas brasileiras para criar um showroom de moda streetwear brasileira.

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Carnan, Mad Enlatados, Class, Pace, Sufgang e Quadro Creations foram as marcas escolhidas para integrar o projeto. Todas são marcas consolidadas no mercado brasileiro, e com menos de dez anos de criação.

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Paris

O objetivo principal do Je M’Appelle Brasil não é aumentar as vendas das marcas expostas, apesar de ser um resultado, mas sim, apresentar as marcas e o poder de criação do Brasil quanto à moda. As marcas, apesar de seguirem o mesmo segmento, não são iguais. Cada uma conta com a sua própria identidade visual, e se complementam.

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Mad Enlatados. (Reprodução/ELLE)

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Para Felipe Matayoshi, da Pace, esse é o momento perfeito para mostrar que o Brasil é capaz: “Por mais que a gente beba referências lá de fora, a base da criação é a pesquisa. Nós (do streetwear brasileiro) temos uma estética própria. Pensamos em nossos próprios designs. Colocamos nossa visão em peças, materiais, aviamentos”.

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Entre os dias 22 e 24 de junho, a Je M’Appelle Brasil apresentou itens das seis marcas para compradores de multimarcas relevantes, como Dover Street Market e Ssense. A intenção é que este showroom seja apenas o primeiro de muitas edições.

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Foto destaque: Je M'Appelle Brasil, um projeto de moda nacional. Reprodução/Vam Magazine)

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