Acordo entre Israel e Hamas sela libertação de reféns israelenses

Na noite desta terça-feira (21), o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, divulgou o acordo fechado entre Israel e o Hamas que resultará na liberação de cerca de 50 reféns israelenses capturados pelo grupo terrorista no início da guerra, no último dia 7 de outubro. Em troca, Israel garantirá o cessar-fogo do conflito por cerca de quatro dias, além disso, cerca de 150 palestinos, entre mulheres e crianças, presos em solo israelense também serão liberados.

Ver artigo completo

Autoridades norte-americanas, que fizeram parte do acordo firmado nesta terça-feira (21), informaram que o Hamas ainda deve divulgar uma lista de quais dos 240 sequestrados pelo grupo terrorista serão liberados.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Familiares de sequestrados pelo Hamas realizam passeata por Jerusálem. (Foto: reprodução/AFP)

Ver artigo completo

Negociação

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, convocou membros do governo para discutirem o acordo nesta terça-feira (21). As negociações avançaram e foram concluídas durante a madrugada de quarta-feira (22), pelo horário local.

Ver artigo completo

A imprensa israelense informou que os primeiros reféns devem ser soltos na próxima quinta-feira (23). De acordo com o governo, 20 mulheres e 30 crianças sob o poder do Hamas serão liberadas dentro de um intervalo de quatro dias. Durante este período, o conflito entrará em pausa.

Ver artigo completo

Em comunicado, as autoridades israelenses garantiram que o cessar-fogo da guerra pode se estender em um dia para cada 10 reféns liberados.

Ver artigo completo

No entanto, Netanyahu ressaltou às autoridades de segurança e do alto escalão do governo que a ofensiva contra o Hamas irá ser retomada logo após a libertação dos reféns.

Ver artigo completo

Estamos em guerra e continuaremos a guerra”, disse Netanyahu. O chefe do executivo conclui dizendo que: “continuaremos até atingirmos todos os nossos objetivos.”

Ver artigo completo

O jornal norte-americano “The Washington Post” afirmou que conversas para possíveis negociações acontecem de “forma secreta” desde o início da guerra. Este é o primeiro acordo fechado entre as partes envolvidas.

Ver artigo completo

Ajuda humanitária

Além da libertação de 50 civis israelenses e cerca de 150 palestinos presos em Israel, o acordo também garante a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Assim, caminhões com ajuda médica e combustível devem entrar no território nos próximos dias.

Ver artigo completo

De acordo com comunicado emitido pelo Hamas, as negociações estabeleceram a suspensão de tráfego aéreo no sul de Gaza durante os quatro dias de cessar-fogo, além da proibição de voos na parte norte do território entre às 10h e 16h do horário local.

Ver artigo completo

Foto destaque: território da Faixa de Gaza após bombardeamento de Israel. (Reprodução/AFP)

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine