Ataque em assentamento de Judeus na Cisjordânia deixa dois mortos

Neste sábado (19), ocorreu um ataque a tiros na região da Cisjordânia ocupada por judeus que deixou dois civis israelenses mortos, segundo as Forças Armadas de Israel. O atentado ocorreu em um posto de gasolina de um assentamento judeu, em uma região que nos últimos meses vem sofrendo com ataques do mesmo tipo.

Ver artigo completo

Histórico da região

A região da Cisjordânia é fortemente disputada por palestinos e judeus desde a criação de Israel, em 1948. Ela é militarmente controlada por Israel, mas habitado em sua maioria por palestinos (cerca de 86% da população local) e juntamente com a Faixa de Gaza é uma região reivindicada pelos palestinos para a criação de um Estado Independente.

Ver artigo completo

No plano inicial da ONU sobre a partilha de região entre judeus e palestinos, a Cisjordânia faria parte do Estado Árabe, mas Israel tomou militarmente a região em 1967, durante a chamada Guerra dos Seis Dias. A construção destes assentamentos judaicos é considerada ilegal tanto pela ONU, quanto pela maioria dos países.

Ver artigo completo

Nova onda de violência

A escalada da violência nessa região é devido a questões políticas advindas desde o ano passado, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi eleito nas eleições de 2022 graças ao apoio e aliança com Itamar Ben-Gvir, deputado com discurso claro contra palestinos. E uma das exigências de Bem-Gvir para apoiar o novo governo foi justamente o aumento de assentamentos israelenses na Cisjordânia.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Parlamentar de extrema direita de Israel, Itamar Ben Gvir. (Foto: reprodução/Tsafrir Abayov/AP)

Ver artigo completo

Em junho de 2023, atendendo a essas demandas, Natanyahu anunciou ter aprovado alvarás para a construção de mais de 5 mil unidades habitacionais na região, o que aumentou e muito a discórdia entre palestinos e judeus que ocupam a área.

Ver artigo completo

A primeira ação em resposta a ataques aos colonos judeus aconteceu no início de julho, quando o Exército Israelense realizou uma ação em Jenin, na Cisjordânia deixando 12 mortos e seno considerada a maior ação de Israel na região dos últimos 20 anos e dando início a serie de ataques de ambos os lados.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Foto destaque: Militares revistam carro na Cisjordânia após ataque com dois mortos. Reprodução/Nasser Nasser/AP

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine