Brasil pode se tornar o maior exportador de algodão do mundo

O Brasil está muito próximo de superar os Estados Unidos na exportação mundial de algodão. O EUA, que é o maior exportador atualmente, sofre com uma seca e calor escaldante no Texas, principal região produtora da matéria prima.

Ver artigo completo

O Brasil é líder da venda de soja há uma década e também foi o maior exportador de milho na safra de 2023. Os Estados Unidos e o Brasil são os maiores exportadores de algodão do mundo, sendo responsáveis por mais da metade do fornecimento do planeta.

Ver artigo completo

Seca no Texas

O Texas teve, este ano, registrado como o segundo verão mais quente dos últimos anos, inteferindo diretamente na qualidade da safra de algodão dos EUA.

Ver artigo completo

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informam que 40% da produção ocorre em áreas que estão enfrentando uma severa seca. Com temperatura média acima de 29°C e várias ondas de calor, a colheita de algodão norte-americana está no seu segundo pior nível de todos os tempos. De acordo com o USDA, apenas 11% da produção de algodão do estado foi considerada como boa ou excelente.

Ver artigo completo

San Angelo (Texas) durante seca em 2011 (Foto: Reprodução/Tony Gutierrez/AP)

Ver artigo completo

Aumento da produção nos próximos anos

O Brasil deve continuar a expansão de suas exportações de algodão nos próximos anos. Enquanto os preços dos milho decrescem, os agricultores devem decidir redirecionar uma parcela da sua área originalmente destinada à segunda safra do milho para a produção do algodão. Com os custos atuais e desempenho no mercado, as margens são bem mais favoráveis para o Brasil em comparação com margem dos agricultores norte-americanos.

Ver artigo completo

Peter Egli, diretor de gestão de risco da Plexus Cotton, disse que o ranking da maior produção já é muito disputado entre o Brasil e Estados Unidos. “Se a safra dos EUA continuar a se deteriorar, o Brasil pode facilmente ultrapassar os EUA. Eles já coincidem basicamente nas estatísticas. Pude ver que o Brasil deve se tornar o exportador número 1 nesta temporada.”

Ver artigo completo

A previsão para o Brasil é que as exportações cheguem a 11,25 milhões de fardos na temporada de 2023-24. Já, a estimativa para os EUA, considerando as últimas safras, é que as vendas cheguem a 12,5 milhões de fardos na temporada 2023-24. Esse número provavelmente será reduzido quando o Departamento de Agricultura norte-americano atualizar sua previsão nesta terça-feira (12).

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Foto destaque: Produção de algodão no Brasil. Reprodução/ EMBRAPA

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine