Câmara dos Deputados aprova convite ao presidente da Funai, para conversa sobre o povo yanomami

Nesta quarta-feira (18) a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento, Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento para que Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), possa fazer esclarecimentos sobre as declarações sobre a violência sofrida pela tribo Yanomami e também referente à presença de garimpos ilegais nas terras indígenas.

Ver artigo completo

A deputada Vivi Reis (PT-PA), autora do requerimento, concordou com o comparecimento de Marcelo Xavier, após uma fala do presidente da Funai em uma coletiva, no dia 12 de abril, onde contou sobre a real situação que vivem na região: fome, doenças e situações completamente insalubres.

Ver artigo completo

“Da mesma forma os garimpeiros trabalham em situação insalubres e, portanto, são vítimas como os indígenas yanomamis”, conta Marcelo Xavier.

Ver artigo completo

Além disso, o presidente da Funai também contou, no mesmo acontecimento, que os problemas em terras indígenas ocorrem há mais de 30 anos e que a culpa seria do presidente da Venezuela e governos brasileiros anteriores.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Marcelo Xavier. Presidente da Funai. (Foto: Reprodução/O Globo)

Ver artigo completo

A audiência com Marcelo Xavier ainda não possui data marcada.

Ver artigo completo

O povo yanomami vem sofrendo muito com os garimpos ilegais que ocorrem na região. Casos de estupro, mortes e queimadas, são algumas das denúncias realizadas sobre o que está ocorrendo no local. Uma criança de 12 anos foi estuprada e morta. Além dela, outra criança de 3 anos desapareceu após ser jogada no rio Uraricoera. Essas foram algumas das vítimas dos crimes horrendos, onde pessoas do garimpo ilegal são os principais suspeitos de cometê-los.

Ver artigo completo

As denúncias foram realizadas pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana, Junior Hekurari Yanomami, após informações recebidas via rádio pelos indígenas da região.

Ver artigo completo

Os Yanomamis são um dos maiores povos, estimando-se cerca de 28 mil indígenas, que se espalham pelos Estados de Roraima e Amazonas. Além disso, uma parte também vive no Sul da Venezuela.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Foto destaque: Povo yanomami. Reprodução/UOL

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine