Corais brasileiros sofrem grande ameaça

Embora muitos não saibam, os corais que ocupam o fundo do mar não são apenas uma espécie bonita de “vegetação” marinha. Os corais, na verdade, são formados por um conjunto de pólipos, animais cnidários importantes para todo o ecossistema subaquático. E apesar de ocuparem menos de 1% de toda a região do oceano, eles se subdividem em cerca de 2 milhões de espécies diferentes, e são usados como abrigo para em torno de 25% da diversidade oceânica do mundo, além de serem utilizados para proteção por milhares de crustáceos, moluscos e algas.

Ver artigo completo

Por isso, os recifes de corais são considerados o hábitat que possui maior diversidade, importância e quantidade de espécies marinhas. Consequentemente, sua destruição em massa significaria também a extinção de muitos animais distintos. Ademais, no Brasil estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas dependem dos corais e dos recursos advindos deles para manterem suas fontes de renda, tanto pescadores quanto trabalhadores da indústria do turismo.

Ver artigo completo

Um problema que ameaça a existência dos corais atualmente é o El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que sempre ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem a duração média de um ano a um ano e meio, geralmente tendo início no final do ano.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Alta na temperatura dos oceanos devido ao El Niño (Foto/Reprodução/William Patzert/Divulgação)

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Embora os corais brasileiros sejam considerados muito resistentes às variações de temperatura se comparados aos de outros países, em 2019, pela primeira vez, pesquisadores notaram a morte em grande escala de diversos corais em águas nacionais.

Ver artigo completo

Houve uma recuperação muito pequena. Em 2019 tivemos um fenômeno regional, no Atlântico Sul. Este ano e no próximo, teremos um evento global, um verão de El Niño e ele vai bater com dureza”, relatou Miguel Mies, que trabalha em um estudo sobre os corais e a vida marinha, em entrevista para “O Extra”.

Ver artigo completo

Ainda que El Niño seja um fenômeno recorrente, especialistas apontam que, somado as mudanças climáticas e a desenfreada poluição dos oceanos, ele vem se tornando pior com o passar dos anos.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Foto Destaque: corais sofrem grande ameaça. Foto: Reprodução/Jornal da Usp

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine