Nesta segunda-feira (6), os Houthis, que são membros de uma milícia armada do Iêmen, realizaram ataques de drones que tinham como alvo pontos “variados” e “sensíveis” de Israel, o que levou à paralisação do movimento em bases e aeroportos israelenses. O anúncio da investida foi feito na TV Al Masirah, um canal de TV pertencente ao próprio grupo iemenita.
Os houthis são parte do chamado “Eixo de Resistência” apoiado pelo Irã e que, no conflito em Israel, presta auxílio ao grupo palestino Hamas. Através de um comunicado exibido na TV, o porta-voz militar do movimento, Yahya Saree, informou que foram disparados um “grande número” de mísseis em direção ao território israelense, e que mais ataques como este estão planejados. De acordo com ele, as ações contra Israel têm o objetivo de “ajudar os palestinos à vitória”.
Houthis liberam vídeo em que mostram lançamento de mísseis contra Israel (Vídeo: reprodução/YouTube/EFE Brasil)
Os militares israelenses confirmaram a interceptação de um míssil na região do Mar Vermelho, que era endereçado ao seu território. A defesa foi capaz graças ao sistema de defesa aéreo usado pelas forças do país, o “Arrow”. Trata-se de um dos sistemas aéreos mais tecnológicos e modernos do mundo, que não só rastreia, mas também intercepta e destroi mísseis que causam ameaça a locais com importância estratégica e a lugares com grande nível populacional.
Eles são o nome mais comum dado ao movimento Ansar Allah, que em árabe significa “Partidários de Deus”. Eles tiveram início nos anos 90, após a unificação do Iêmen, e se tornaram um movimento armado a partir do início dos anos 2000. Os houthis afirmam que suas ações visam a proteção de sua própria comunidade contra o governo. Por outro lado, o estado iemenita acusa o grupo de ser um movimento subversivo com o objetivo de estabelecer uma lei xiita no território.
Foto destaque: Houthis durante manobra militar no Iêmen, em outubro de 2023 (Reprodução/Houthi Media Center/Reuters)
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!