Onda de calor no Brasil pode deixar SP com 7°C a mais que o normal

Com o fim do inverno, uma onda de calor tomará conta de quase todo o Brasil a partir de quinta-feira (21) devido a uma área de alta pressão atmosférica de tamanho e intensidade que elevará a temperatura acima dos 40°C em cerca de um terço do país.

Ver artigo completo

Estes sistemas de alta pressão que ficam por vários dias ou semanas em uma determinada área são chamados de domos ou bolhas e podem trazer graves riscos para a saúde e agricultura aumentando o risco de queimadas, sobretudo, no Cerrado e Pantanal, segundo os cientistas.

Ver artigo completo

Cidades que estão no epicentro do domo serão mais afetadas

A cidade de São Paulo que está no epicentro do domo quente poderá ser afetada e ficar com 7°C a mais que o normal.Além de São Paulo, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Sul do Acre, áreas agrícolas e capitais também fazem parte do epicentro, alertam os cientistas.

Ver artigo completo

Estes estados chamam atenção por restar no epicentro do domo e na zona extrema com temperaturas diarias acima dos 40°C, a partir de quinta-feira (21) e domingo pode ser o pior dia com temperaturas mais elevadas.

Ver artigo completo

A onda de calor permanece até o domingo (24) na região Sul, e até a próxima terça-feira (26), em grande parte da região sudeste.

Ver artigo completo

O domo quente permanecerá em uma grande área do país, incluindo o Centro-Oeste, Sul da Amazônia, grande parte do Nordeste e regiões de São Paulo e Minas Gerais, segundo o Centro de Preisão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe).

Ver artigo completo

Não há uma previsão para as baixas da alta pressão atmosférica nas áreas centrais do Brasil até o momento, segundo Izabelly Costa, chefe da Divisão de Previsão de Tempo e Clima do CPTEC/Inpe.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Saiba como se proteger

O calor extremo pode trazer riscos à saúde de pessoas afetando o funcionamento do organismo humano e causando sensação de fraqueza e mal-estar, principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças nos primeiros anos de vida, pessoas acamadas e com transtornos mentais, portadores de doenças crônicas, hipertensão, doenças respiratórias, doenças renais, diabetes, alcoolismo e obesos.

Ver artigo completo

O médico Gustavo Martins, orienta se hidratar profundamente com água e sucos naturais e a ingestão de comidas leves durante o período das altas temperaturas. Refrigerantes, cervejas e energéticos são contra indicados.

Ver artigo completo

Gustavo, sugere ainda o uso de roupas leves e protetor solar, devendo evitar os horários mais quentes do dia, entre 10 e 16h.Além da água natural, pessoas com mais sensibilidade ao calor podem consumir isotônicos para a reposição dos nutrientes perdidos, salienta o cardiologista Ricardo Mourilhe.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Foto destaque: Cidade de SP terá temperaturas elevadas durante a semana, domingo pode ser o pior dia. Reprodução: G1/ Kleber Tomaz

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine