Casos de dengue aumentam: entenda o por quê

Do final de abril até o último dia 7 de maio, os registros dos casos de dengue no Brasil saltaram de 542 mil para mais de 757 mil, crescendo cerca de 40% em três semanas em todo o país. No ano passado, o Brasil somou 544 mil casos.

Ver artigo completo

Os dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que, comparado com o mesmo período do ano passado, os casos registrados aumentaram mais de 150%.

Ver artigo completo

O surto de dengue no país causou 265 mortes até então e os estados que mais registraram óbitos foram São Paulo (99), Santa Catarina (28), Goiás (28) e Bahia (22).

Ver artigo completo

Os estados da região Centro-Oeste apresentaram a maior taxa de incidência da doença, com 1.171 casos a cada 100 mil habitantes. Com a região Sul somando 635,6 casos/100 mil hab., a região Sudeste com 277,7 casos/100 mil hab., o Norte com 176,1 casos/100 mil hab. e o Nordeste com 149,1 casos/100 mil hab.

Ver artigo completo

O estado de São Paulo é o que tem o maior número de casos, com mais de 185 mil registros, seguido de Goiás (123 mil) e Paraná (95 mil).

Ver artigo completo

"O que se observa neste ano é uma atividade expressiva da dengue em algumas partes do país, em particular no eixo que vai do Tocantins até Santa Catarina, passando pelo Centro-Oeste e pela porção oeste de São Paulo", interpreta Cláudia Codeço, bióloga e epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Mosquito da dengue, aedes aegypti Reprodução/Syngenta ppm

Ver artigo completo

O que está por trás desse cenário? Especialistas explicam que uma série de fatores ajudaram para o aumento da dengue neste período.

Ver artigo completo

"Geralmente, quando chega o mês de dezembro e começamos a notar uma grande concentração do Aedes, já dá para prever que março e abril vão ser ruins, com muitos casos de dengue", relata Celso Granato, diretor do Fleury Medicina e Saúde.

Ver artigo completo

No mesmo período, o Brasil enfrentou uma epidemia da influenza H3N2, o que causou um aumento de casos de gripe, e o espalhamento da variante ômicron do coronavírus.

Ver artigo completo

"Os sistemas de vigilância da dengue foram muito prejudicados, já que nesses dois últimos anos havia um foco quase absoluto na pandemia de covid-19", acrescenta o diretor.

Ver artigo completo

O menor número de infecções em 2021 tem a ver com os períodos de maior isolamento social, que diminuíram a locomoção das pessoas pelas cidades.

Ver artigo completo

"E vale lembrar que tivemos uma grande epidemia de dengue no país em 2019, então já era esperado um novo aumento a partir de 2022, já que as ondas da doença são cíclicas", diz a médica Melissa Falcão, da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Ver artigo completo

Foto em destaque: mosquito da dengue, aedes aegypti Reprodução/Rádio cidade

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine