Cerca de 50% das pessoas que já tiveram Covid podem apresentar sequelas por mais de um ano

Pessoas contaminadas pela Covid-19 podem manter as sequelas por até mais de um ano. Segundo a Fiocruz, mesmo após serem infectados, pacientes apresentam sequelas por tempo indeterminado. Cerca de metade dos infectados estão apresentando sequelas duradouras.

Ver artigo completo

A Fundação Oswaldo Cruz, também conhecida como Fiocruz, apresentou um estudo em que 50% dos infectados estão sofrendo sequelas longas, podendo durar mais de um ano. Pesquisadores da fundação identificaram mais de 20 sintomas que ainda perduram nos pacientes infectados após o contágio da Covid.

Ver artigo completo

Sintomas como cansaço extremo, dificuldades respiratórias, fadiga, insônia. Porém, o mais identificado e reclamado pelos pacientes é a fadiga.

Ver artigo completo

Essa pesquisa foi publicada na Academia de Oxford e apresentou diversos dados importantes. Primeiramente, a pesquisa usou 646 pacientes que foram infectados entre os anos de 2020 e 2021. Destes, 324 mantiveram sintomas após a infecção. Segundo a OMS, considera-se como Covid longo.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Paciente em reabilitação pós Covid longa. (Foto: Reprodução/Geovana Albuquerque/Agência Saúde)

Ver artigo completo

Das 324 pessoas, 115 apresentaram sintomas de fadiga. Entre os outros sintomas que ainda assolavam os infectados após o Covid-19 foram tosse frequente, falta de ar, dores de cabeça, perda do olfato ou do paladar e trombose, essa em menor incidência(6% dos 324).

Ver artigo completo

A pesquisadora que estava à frente do estudo, Rafaella Fortini, explicou que muitos dos sintomas se mantiveram durante 14 meses, tempo que a pesquisa foi realizada. A exceção entre os sintomas foi a trombose, a qual o paciente se trata em até cinco meses.

Ver artigo completo

Dos infectados que tiveram sintomas no pós da doença, ocorreram sintomas desde os casos mais leves até os mais graves da Covid. A presença das comorbidades encontradas entre os pacientes, foram sete, acabou interferindo na duração mais longa das sequelas.

Ver artigo completo

O monitoramento da persistência das sequelas foi feito através de entrevistas, uma por mês, durante os 14 meses de pesquisa e estudo dos casos. O estudo da Fiocruz frisa a importância de se monitorar os sintomas, caso eles persistam após a infecção da Covid-19.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Foto Destaque: Mulher sendo atendida após manter sequelas da Covid-19 após infecção. Reprodução/Getty Images

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine