No último domingo (13), uma notícia inesperada abalou os amantes do funk carioca: MC Katia, de 47 anos, e dona de sucessos como “Duelo 2” e “Ata Vai Me Pegar”, veio à óbito. A funkeira, que foi considerada por muitos uma das pioneiras do funk no Rio de Janeiro, morreu no hospital ao realizar uma cirurgia de amputação de sua perna.
A saúde de Katia já era motivo de preocupação para seus conhecidos e fãs há algum tempo. Ao realizar um procedimento de retirada de um mioma, ela acabou desenvolvendo trombose em uma de suas pernas.
Em decorrência das complicações cirúrgicas, a MC precisou amputar parcialmente um dos pés, mas o problema com a trombose continuou evoluindo e se fez necessário que uma parte de sua perna fosse amputada também.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">foi bem aqui que a mc katia marcou o legado dela na história do funk junto da mc nem. <a href="https://t.co/m2W2ZH32jc">pic.twitter.com/m2W2ZH32jc</a></p>— leticia (@ltcxrbs) <a href="https://twitter.com/ltcxrbs/status/1690829480997081088?ref_src=twsrc%5Etfw">August 13, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Fãs relembram carreira de MC Katia/reprodução/twitter
Em seu perfil nas redes sociais, Katia desabafou: “A nicotina do cigarro colou meus vasos sanguíneos. Vocês têm noção disso? O cigarro fez isso comigo. Eu peço a vocês de coração, se vocês fumam, parem enquanto há tempo. O cigarro levou o meu pé”.
A trombose, assim como o dito pela cantora, acontece quando há um bloqueio das veias mais profundas que impede a passagem do sangue. Enquanto é mais comum que a doença ocorra nas pernas, é possível que ela evolua para outras partes do corpo, como o pulmão, por exemplo.
No caso de Katia, o cigarro e as complicações de cirurgias anteriores agravam sua condição, mas há também outros grupos que têm mais chances de contrair trombose; obesos, pessoas com mais de cinquenta anos e mulheres que deram à luz há pouco tempo devem ter um cuidado especial com a doença.
Até 2021, segundo a CNN, a trombose atingia cerca de cento e oitenta mil pessoas por ano somente no Brasil. A doença apresenta sintomas que podem ser considerados comuns de início (o inchaço de determinada região, dor, vermelhidão), mas põe a vida de seus portadores em risco, assim como ocorreu com MC Katia.
Foto Destaque: MC Katia/Reprodução/UOL
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!