Frio intenso coloca em risco saúde das crianças em BH

Segundo o boletim epidemológico da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, crianças de 1 a 9 anos estão no grupo de risco de internações pela síndrome respiratória aguda grave (SRAG). O dado serve de alerta para os pais, pois crianças abaixo de 5 anos não podem tomar a vacina contra a Covid-19, doença essa que pode agravar o quadro.

Ver artigo completo

Ainda de acordo com o a Secretaria, entre janeiro e maio deste ano foram diagnosticadas 1.385 casos de SRAG em jovens de até 12 anos. Se comparar com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 3,8% dos casos. Com a queda brusca de temperatura registrada nessa semana e a chegada do inverno, que tem início em junho, preocupam o país.

Ver artigo completo

Com a chegada do frio, é comum as pessoas ficarem em ambientes fechados e com pouca ventilação, facilitando a transmissão de doenças respiratórias. A Secretaria Municipal de Saúde já registrou aumento na procura por atendimento nas UPAs, principalmente em casos respiratórios.

Ver artigo completo

Ver artigo completo

As doenças respiratórias ficam mais intensas no frio (Foto: Reprodução/Morsh)

Ver artigo completo

A SRAG envolve diversos sintomas, sendo eles: febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade para respirar. Outras doenças respiratórias podem agravar o quadro de SRAG, como pneumonia, asma, gripe e a própria Covid-19.

Ver artigo completo

O infectologista Alexandre Sampaio Moura, da Santa Casa de Belo Horizonte, alerta que viroses e resfriados podem ser ocultar os casos de Covid-19. "Não tem como diferenciar baseado nos sintomas. As pessoas precisam reforçar os cuidados neste período e, caso apresentem os sintomas, fazer o exame para confirmar se é ou não Covid-19’’, explica.

Ver artigo completo

Os cuidados com as doenças respiratórias devem ser redobrados, principalmente na transição do outono para o inverno. "Nós já estamos acompanhando centros de saúde lotados. A Covid-19 passou a ser mais uma dessas viroses com as quais temos que tomar cuidado no inverno. É importante seguir mantendo distanciamento, lavar as mãos e usar máscara’’, avalia Moura.

Ver artigo completo

A vacina segue sendo a maior aliada contra a Covid-19, e também é preciso cuidar da imunização contra a gripe.

Ver artigo completo

Foto Destaque: Reprodução/Metrópole

Ver artigo completo

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine