Na última terça-feira (7), a influenciadora e assistente de palco, Luana Andrade, de 29 anos, morreu devido a complicações durante uma cirurgia de lipoaspiração nos joelhos. Foi revelado que a influencer sofria com uma doença chamada Lipedema, que caracteriza o acúmulo excessivo de gordura nas pernas. O caso gerou debate nas redes sociais e serviu de alerta para os riscos e cudados de alguns procedimentos estéticos.
Influenciadora sofria com a doença crônica Lipedema. (Foto: Reprodução/Instagram/@luandradel)
A família de Luana se pronunciou e disse que o motivo da cirurgia não seria por estética, mas sim pela doença vascular que a influenciadora tinha, chamada Lipedema, que causava muitas dores e inchaços nas articulações do joelho. A cirurgia foi realizada no Hospital São Luiz, em São Paulo, e a ex-participante do Power Couple 6 morreu de embolia pulmonar maciça em consequência da lipoaspiração no joelho. O caso chamou atenção para a doença que tem como maior público as mulheres.
É uma doença crônica que se caracteriza no acúmulo excessivo de gordura e inchaço. Costuma aparecer nas articulações como braços e pernas causando dor e desconforto. As mulheres em idade reprodutiva são as mais afetadas e a doença pode ser confundida com celulite e obesidade.
Acredita-se que a causa do Lipedema tem fatores genéticos e hormonais como gravidez, uso de anticoncepcionais orais e menopausa.
90% dos casos são apresentados em mulheres. (Foto: Reprodução/Hospital Nove de Julho)
Os sintomas mais comuns do lipedema são:
Existem algumas opções de tratamento que ajudam a aliviar os sintomas e retardar o avanço da doença, como:
Caso você apresente algum desses sintomas citados na matéria, procure a orientação de um médico ou outro profissional da saúde para obter um diagnóstico adequado.
Foto destaque: Luana Andrade no Instagram. (Reprodução/Instagram/@luandradel)
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!