Ministério da Saúde recomenda aplicação da 4ª dose em idosos acima de 80 anos

O Ministério da Saúde informou nesta quarta (23) que passou a recomendar a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da pasta. Aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer.

Ver artigo completo

Os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também podem ser aplicados. Até então, a pasta recomendava a aplicação da 4ª dose somente em imunossuprimidos.

Ver artigo completo

"A aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias ainda não está definida pela pasta, mas essas recomendações “podem ser revistas a qualquer momento”, informou a nota.

Ver artigo completo

Antes da orientação de hoje, a chamada quarta dose só era aplicada em pessoas – incluindo adolescentes – com imunossupressão. Ou seja, os grupos com problemas no sistema imunológico.

Ver artigo completo

Idoso se vacinando contra a covid-19(Foto destaque: Reprodução /Prefeitura de Salvador)

Ver artigo completo

Na nota técnica, o Ministério da Saúde também disse que reconhece que há poucos dados sobre a “magnitude” e duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid, mas que “diferentes estratégias de vacinação por parte dos países devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas e que o surgimento de novas variantes do vírus também deve ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis”.

Ver artigo completo

“A recomendação foi amplamente discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que consideraram a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas contra Covid-19, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas”, disse o Ministério da Saúde.Qual imunizante poderá ser utilizado?No caso dos idosos com mais de 80 anos, a orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer.

Ver artigo completo

Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.

Ver artigo completo

A pasta também reforçou que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo e que alguns estados também informaram que têm esses imunizantes em estoque.

Ver artigo completo

Além disso, na última segunda-feira (21), o governo do estado de São Paulo começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos.A orientação é que a segunda dose de reforço deve ser aplicada, de preferência, com os imunizantes da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e AstraZeneca, independente da dose utilizada anteriormente.

Ver artigo completo

Foto destaque: Reprodução/Dado Ruvic/Reuters

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine