De acordo com o estudo recente publicado pela revista estadunidense JAMA Network, quem possui a síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), tem o dobro de chances de entrar na menopausa precocemente. Essas duas condições também são consequências da tensão pré-menstrual (TPM), para além dos sintomas conhecidos, como dores de cabeça ou fortes dores abdominais.
Segundo o Estudo Brasileiro de Menopausa, de 2022, a idade média atual da menopausa é de 48 anos, equiparável a idade estipulada em outros países. No entanto, em estudo feito pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a média observada entre as mulheres do estudo é de 52 anos.
Médicos explicam o que pode causar a menopausa precoce. (Vídeo: reprodução/Youtube/@tvbrasil)
Sintomas da menopausa. (Foto: Reprodução/ Decon-SP)
Biologicamente, a mulher nasce com uma quantidade de óvulos para sua vida, ou seja, a partir do momento em que ocorre a primeira menstruação, o corpo feminino diminui esse número de óvulos a cada ciclo menstrual.
A menopausa, segundo a ciência, ocorre quando os óvulos e, consequentemente, a vida reprodutiva da mulher está chegando ao fim.
Durante o período do climatério, nome científico para o processo da menopausa, os hormônios femininos não são mais produzidos e diversos sintomas surgem, como: irregularidade menstrual, com pausa de até um ano entre uma menstruação e outra; ondas de calor; alterações de sono e humor e secura vaginal.
Para os pesquisadores do estudo da JAMA Network, existem certos riscos na menopausa precoce, ou seja, antes dos 45 anos. Para eles, as consequências podem ocorrer a longo prazo.
Dentre os problemas de saúde que podem ocorrer, estão: maiores riscos em desenvolver problemas cardíacos e neurológicos, além de maiores chances de ter osteoporose.
As pesquisas tornam-se essenciais, pois ainda é desconhecido quais fatores estão de fato associados à menopausa precoce, além de não se ter noção de quais sintomas podem surgir. Os estudos podem auxiliar na prevenção dos sintomas e auxílio em tratamentos futuros.
Foto destaque: Dor abdominal é um dos sintomas da TPM. reprodução/diana.grytsku/Freepick
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!