Conheça Mário Fernandes, general suspeito de planejar golpe de Estado

Após a prisão de militares suspeitos de planejar golpe de Estado e o assassinato de Lula nesta terça-feira (19), o general Mário Fernandes é indicado como um dos militares “mais radicais” e o mentor intelectual de todo o projeto.

Ver artigo completo

Ex-assessor do deputado Eduardo Pazuello, Mário Fernandes, segundo a polícia, era a ligação entre o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e os acampantes golpistas que se instalaram em frente ao QG do Exército, em Brasília. Conforme as informações obtidas pela Polícia Federal, Fernandes concedia material financeiro e orientações aos extremistas.

Ver artigo completo

A investigação da Polícia Federal mostra que Mário Fernandes, junto a outros militares, planejavam matar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Os crimes aconteceriam entre novembro e dezembro de 2022, logo após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

Eduardo Pazuello

Eduardo Pazuello divulgou uma nota, quando a prisão do seu ex-assessor veio a público. O deputado afirmou que só tomou conhecimento da situação, através dos veículos de imprensa e disse acreditar nas instituições brasileiras.

Ver artigo completo

O deputado federal General Pazuello esclareceu que o General Mário Fernandes, mencionado na operação da Polícia Federal realizada na manhã desta terça-feira, trabalhou em seu gabinete como assessor de 28 de março de 2023 a 04 de março de 2024, quando foi identificado seu impedimento para exercer cargo público. Pazuello esclareceu ainda, que só tomou conhecimento da prisão do general Mário e dos demais oficiais por meio da imprensa na data de hoje. O deputado reafirma sua crença nas instituições do país e na idoneidade do General Mário Fernandes, na certeza de que logo tudo será esclarecido.

Ver artigo completo

Carreira

Mário Fernandes começou sua carreira militar em 1983, na Academia das Agulhas Negras (AMAN) e em 2016, foi promovido a General de Brigada. Em 2018, Fernandes foi responsável pelo Comando de Operações Especiais, em Goiânia.

Ver artigo completo

Mário permaneceu no Comando de Operações Especiais até 2020, quando passou para a reserva do Exército e passou a assumir cargos políticos. Seu último cargo foi o “Cargo de Natureza Especial” no gabinete do deputado Eduardo Pazuello, sendo demitido em março deste ano, quando as investigações sobre sua participação do possível golpe iniciaram.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine