Cruise 2025: Dior apresenta nova coleção em desfile de meia-estação na Escócia

Nesta segunda-feira (3) a marca de luxo francesa apresentou sua coleção de meia-estação e o local escolhido para isso foi o jardim do castelo Drummond, no condado de Pethshire, na Escócia. Sendo essa a mesma cidade em que o fundador Christian Dior apresentou sua coleção de verão de alta-costura no ano de 1955. Além de plano de fundo, o castelo e a Escócia foram parte da inspiração para a criação das peças apresentadas.

Ver artigo completo

Referências a cultura escocesa

Pode-se notar nitidamente que diversos símbolos regionais e elementos culturais foram utilizados como referência para várias das peças. Elementos como os unicórnios, os cedros, o tartan (padrão quadriculado de estampas, com linhas diferentes e cores variadas) e o argyle (padrão xadrez característico). A coleção é cheia de referências a armaduras, brasões, além de símbolos característicos escoceses que também estavam presentes.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

Moda Medieval

Algumas peças tinham mensagens costuradas, as mangas bufantes, o tradicional xadrez, silhuetas bem definidas, vestidos e saias mais estruturadas, suéteres de cashmere, cintos e fivelas que criaram a narrativa que remete ao medieval, porém ainda com um toque moderno de Maria Grazia Chiuri. Os corsets, também ganharam uma interpretação moderna, chique e interessante. Ao pesquisar a história da Escócia, Maria ficou particularmente inspirada pela figura de Maria, rainha da Escócia. “Ela passou décadas bordando como meio de conforto e reflexão, mas também para se expressar durante seus 19 anos de prisão”, afirmou Chiuri.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

A inspiração da moda medieval é vista na escolha das cores, cintos, acessórios e escolha dos tecidos que remetem diretamente aos trajes da época. O preto, roxo, verde, amarelo, branco e vermelho são as cores destaque para essa coleção que soube mesclar bem as estampas com as cores e acessórios. Maria Stuart ou Maria I (1542 -1587) acabou por meio de tecidos e bordados expressando seu pensamento político, linhagem e força. Então, dela vieram as referências aos trajes da renascença: às rendas, armaduras, brasões, vestidos de gala e tudo mais.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

Fica clara também a referência grunge e punk na maioria dos looks apresentados na Cruise 2025. A mistura de elementos clássicos e mais modernos possibilitam que Chiuri abraçasse ambas as linhas do tempo através da coleção. E para além do xadrez e medieval, a contemporaneidade das composições pode ser vista. Já que mesmo com referências tão clássicas, Maria não deixou de entregar inovação e visão.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

Além do seu trabalho de pesquisa como diretora criativa, Maria também convidou artistas locais para participarem da construção da coleção. Vários dos acessórios, tricôs e tweeds utilizados pelas modelos foram produzidos por designers escoceses. Maria Grazia Chiuri soube mesclar perfeitamente as referências históricas com a moda atual. Criando peças que conversam com a contemporaneidade, mas ao mesmo tempo contam um pouco da história da moda do país eu serviu de inspiração.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine