David Lee explora o litoral nordestino e aposta em técnicas manuais na SPFW n.º58

No último domingo (20), a São Paulo Fashion Week recebeu a mais nova coleção do estilista David Lee e sua marca homônima, que sempre garante uma imersão em sua visão estética de maneira orgânica e persuasiva. 

Ver artigo completo
Ver artigo completo

Com a coleção "Leste, Oeste", o designer clamou por uma reinterpretação dos clichês sobre o litoral nordestino e seus habitantes. “Peguei alguns clichês e coloquei sob a minha ótica, trazendo o que eu acho que seria esse retrato do nordeste, o que no meu ver são as manualidades e as pessoas”, afirmou Lee. Outra motivação foi a necessidade sentida por ele de mostrar ao público como seria a visão urbana do litoral, escapando de estereótipos e revelando que a região nordestina vai muito além do visual.

Ver artigo completo

Crochês e cordas náuticas

O primeiro bloco da coleção foi essencialmente crochetado. Com formas estruturadas e volumosas, uma nova silhueta se desenha ao redor do corpo. Complementados por inspirações náuticas, looks e acessórios são adornados com pesadas cordas, que com o movimento dos modelos, parecem dançar em conjunto com o grande número de franjas presente nas maxibolsas.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

"Quis propor algo diferente, explorando também referências dos bairros onde morei no litoral de Fortaleza”, fala David sobre a técnica exclusiva que usou de crochê no prego, onde uma tela é colocada sobre uma tábua de pregos para criar o ponto.

Ver artigo completo

Rendas dão leveza e o couro sintético solidez

Além da utilização do crochê, Lee também se aventurou em outras técnicas manuais: laises e a mistura de rendas trouxeram leveza e frescor para a coleção, que ganha tom romântico, porém contemporâneo, com aplicações das rendas bilro e redendê - patrimônio do Nordeste.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

Em casamento com a alfaiataria, a abordagem com rendas desenvolveu camisas, vestidos, shorts, saias e blazers perfeitos para o verão. A escolha de tais cortes e peças reflete o desejo de imprimir seriedade e programação ao litoral nordestino, muitas vezes acalmando apenas pela sua beleza natural, para conscientizar o público paulista.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

Para completar essa estética, David trabalha o couro sintético como forma de "demarcar a territorialidade da marca, compondo a conexão com a linguagem urbana contemporânea”. Na cor de argila, o material reforça o ar sofisticado, ao compor peças de alfaiataria clássica, com bermudas de corte reto, representando os jangadeiros. Assim, David Lee aborda uma visão para além da inicial sobre o litoral nordestino, e ajuda a construir a ideia, para os desavisados, de urbanização da região.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine