Num feito memorável, o Flamengo entrou em campo nesta terça-feira (28), no Maracanã, para encarar o Milionarios em um duelo crucial pelas oitavas de final da Libertadores. A vitória garantiu não apenas a classificação do rubro-negro para a próxima fase, mas também marcou um momento histórico para o clube: A conquista da 100ª vitória na principal competição das Américas, onde ostenta o tricampeonato (1981, 2019 e 2022).
O placar de 3x0 colocou o Flamengo entre os gigantes do continente, ao lado de apenas dois outros clubes brasileiros: Palmeiras e Grêmio. O verdão, atual bicampeão da Libertadores, ostenta 136 triunfos em 239 partidas, enquanto o Tricolor Gaúcho, campeão em 1983 e 1995, soma 109 vitórias em 210 jogos. O São Paulo, com 97 vitórias em 204 jogos, também pode se juntar a esse seleto grupo caso vença o Talleres na quarta-feira.
Em 1981, o Flamengo iniciava sua gloriosa trajetória na Libertadores da América. Na segunda rodada do Grupo 3, o Rubro-Negro recebeu o Cerro Porteño no Maracanã, após ter empatado em 2 a 2 com o Atlético-MG na estreia. Nunes, outro craque da época, também brilhou e anotou dois gols. O outro tento do Flamengo foi marcado por Baroninho, ex-ponta-esquerda da equipe. O placar final de 5 a 2 decretou a primeira vitória do Rubro-Negro na Libertadores.
Baroninho rememorando sua carreica
Um dos momentos mais marcantes da história do Flamengo na Libertadores da América também foi palco da estreia de Galvão Bueno como narrador de futebol na TV Globo. Em 1981, na segunda fase do torneio, o Rubro-Negro enfrentou o Jorge Wilstermann na Bolívia e venceu por 2 a 1. E foi nessa partida que Galvão Bueno narrou o seu primeiro gol na televisão.
Mesmo morando em São Paulo após se aposentar, Baroninho não perde a oportunidade de acompanhar o Flamengo e vibrar com as conquistas do time: "Acho que vai ganhar de 2 a 0, está uma potência. Conversei com o Tite no Rio, ele está tranquilo com a equipe, tem grandes jogadores", palpitou o ex-jogador, antes do jogo contra o Millonarios. Ele estava confiante em uma vitória tranquila do rubro-negro.
A conquista vai além da glória individual. Ao alcançar a 100ª vitória na Libertadores, o Flamengo se aproxima dos gigantes do continente, encostando em clubes com mais história na competição. Apenas 10 times ostentam mais triunfos do que o rubro-negro:
A partida histórica que colocou o Flamengo nas oitavas contou com dois gols de Pedro, um aos 6 e o outro aos 46 minutos do primeiro tempo e um gol contra de Vargas, aos 25 do primeiro tempo. A próxima partida da equipe rubro-negra é no domingo, contra o Vasco, novamente no Maracanã.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!