Governo da Albânia proíbe a plataforma TikTok 

Nesta quinta-feira, entrou em vigor a medida adotada pelo governo albanês que proíbe o aplicativo TikTok por um ano. Usuários da plataforma relataram dificuldades para acessar o app.

Ver artigo completo

A decisão foi tomada logo após o brutal assassinato de um jovem de 14 anos, que teria ocorrido após discussões com colegas nas redes sociais. Segundo o primeiro-ministro, Edir Rama, a restrição visa proteger a saúde mental de crianças e adolescentes. A empresa TikTok alega que o vídeo divulgado pelos adolescentes, que ocasionou a morte do jovem, teria sido publicado em outra rede social.

Ver artigo completo

Censura

O chefe da Associação Jornalística da Albânia (AJA), Isa Myzyras, declarou que essa argumentação do governo seria uma justificativa para censurar a liberdade de expressão no país.

Ver artigo completo

Tememos que, da mesma forma, o governo também possa fechar outras redes sociais e, um dia, até proibir a internet completamente”, afirmou.

Ver artigo completo

Myzyras também revelou que o grupo levaria o caso ao Tribunal Constitucional. Partidos democratas do país denunciaram o primeiro-ministro por tentar censurar o direito à livre expressão dos cidadãos albaneses. Para eles, a plataforma é um porta-voz da população para expressar suas opiniões.

Ver artigo completo

O principal partido de oposição, o Partido Democrata, organizou uma manifestação no sábado (15) em frente aos escritórios do governo para expressar sua discordância em relação à proibição do TikTok.

Ver artigo completo

Rama criticou o aplicativo, alegando que ele exibe, fora da China, apenas conteúdos de “escória e canalhas”.

Ver artigo completo

A Autoridade Nacional de Segurança Cibernética da Albânia (AKSK) determinou que todos os provedores de internet do país enviem, até esta quinta-feira, uma confirmação por escrito comprovando a desativação do TikTok.

Ver artigo completo

A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o primeiro-ministro da Albânia Edi Rama (Foto: Reprodução/gettyimagens)

Ver artigo completo

TikTok

No período de isolamento social, a plataforma, voltada inicialmente para coreografias, tornou-se um fenômeno mundial. Conforme dados da TIC Kids Online Brasil, 63% das crianças e adolescentes têm acesso livre ao TikTok. Em 2021, essa porcentagem era de 34%.

Ver artigo completo

O relatório liberado pelo Reuters Institute Digital revelou que 1 em cada 5 jovens, entre 18 e 24 anos, utiliza o aplicativo para obter informações.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine