Incêndio atinge edifício em Copacabana e deixa dois feridos

Um incêndio atingiu um apartamento no bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19) e deixou dois feridos.

Ver artigo completo

O fogo aconteceu em um prédio na Avenida Princesa Isabel, na altura da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, próximo à divisa entre os bairros do Leme e Copacabana. De acordo com a rádio Tupi, dois quarteis do corpo de bombeiros foram acionados por volta das 21h40 e conseguiram controlar as chamas às 00h.

Ver artigo completo

Vídeo do incêndio, gravado por cidadão que estava próximo ao local (Reprodução/Instagram/@zonasulurgente)

Ver artigo completo

Segundo informações do Centro de Operações Rio (COR), a faixa que vai no sentido da Avenida Lauro Sodré gerou pontos de lentidão durante a atuação dos militares. No entanto, o trânsito já voltou ao fluxo normal nesta madrugada de sexta-feira (20).

Ver artigo completo

Os dois feridos foram identificados como Henrique Melo, de 29 anos, e Maxwell Alves, de 33. Eles tiveram ferimentos contidos e foram encaminhados ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.

Ver artigo completo

Caso parecido recente

Um outro prédio, que fica a 10 quadras da Avenida Princesa Isabel, também sofreu um incêndio apenas 5 dias antes do que ocorreu na quinta-feira.

Ver artigo completo

O fogo atingiu primeiramente o 11º andar do Edifício Richard, conhecido como “Duzentão”. No entanto, as chamas se espalharam também para o 12º andar. Não houve registro de vítimas ou divulgação da causa do incêndio.

Ver artigo completo

Vídeo do incêndio do sábado (14), gravado por cidadão que estava próximo ao local (Reprodução/YouTube/Itatiaia)

Ver artigo completo

Cuidados para evitar incêndios domésticos

As principais causas dos incêndios domésticos são os problemas nos sistemas elétricos, cerca de 30% dos casos. Desta forma, é importante sempre checar se há cabos expostos e manter eletrônicos que não estejam em uso fora das tomadas.

Ver artigo completo

Além disso, é importante ler os manuais de instrução de itens que utilizam calor para funcionar, como cafeteira, secadores, chapinhas e chuveiros.

Ver artigo completo

Um item imprescindível para prevenção dos incêndios é o Dispositivo Diferencial Residual(IDR). Ele detecta e interrompe fugas de corrente elétrica. O IDR é obrigatório em algumas situações, como cozinhas, banheiros, chuveiros e tomadas que alimentam equipamentos externos. No entanto, o recomendado é que ele seja utilizado mesmo onde não é obrigatório.

Ver artigo completo

Os vazamentos de gás também se enquadram nos principais casos. É necessário observar as mangueiras e reguladores de pressão dos botijões de gás, a validade das mangueiras tem duração de 5 anos. Uma maneira de saber se o gás está vazando é através do teste da esponja. Para fazê-lo, umedeça uma bucha com água e espuma e esfregue a esponja em cima do regulador que prende a mangueira. Se fizer bolhas, significa que está vazando e precisa de uma nova instalação.

Ver artigo completo

Sobre os itens inflamáveis, é preferível o uso de luminárias de LED, quando cair a energia. É importante tomar o cuidado de não deixar velas acesas em locais não vigiados

Ver artigo completo

O último dos principais casos são as panelas aquecidas, em especial as de pressão. Assim, a válvula de contrapeso desse tipo de panela deve estar sempre desobstruída e a borracha de vedação em bom estado,

Ver artigo completo

Em caso de incêndio, disque 193 e forneça o endereço, ponto de referência e o tipo de ocorrência.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine