João Fonseca estará oficialmente entre os 100 melhores jogadores do mundo no próximo ranqueamento que ocorre na segunda-feira (27), ao final do Australian Open e será o brasileiro mais jovem da história, superando inclusive o próprio Guga. A confirmação veio após três adversários diretos na disputa caírem na segunda rodada do Challenger de Quimper.
Com os resultados na temporada, onde alcançou um total de 14 vitórias em sequência, vencendo a qualificatórias e a primeira rodada do Australian Open, João Fonseca fará parte do top 100 do mundo, no rank da ATP, aos 18 anos e cinco meses.
João Fonseca entra no top 100 após campanha no Australian Open (Reprodução/Getty Images/AFP/Martin Keep)
Quem detinha o recorde, de atleta mais rápido a entrar no top 100, era o Cássio Mota, que alcançou o feito com 19 anos e cinco meses, em 1979, seguido por Guga, que conseguiu entrar na lista, aos 19 anos e 11 meses, em 1996. Thomaz Bellucci e Jaime Oncins alcançaram a marca depois dos 20 anos de idade e também aparecem na lista dos mais novos tenistas brasileiros.
A atualização oficial irá ocorrer apenas ao fim do primeiro Grand Slam do ano, na próxima segunda-feira (27), no entanto, por conta das derrotas de Mikhail Kukushkin, Mackenzie McDonald e Aleksandar Kovacevic na segunda rodada do Challenger de Quimper, na França, o brasileiro não pode mais ser ultrapassado e ficar de fora do top 100.
Segundo o live ranking atual da ATP, que contabiliza os pontos em tempo real, o João Fonseca aparece em 99º lugar, com Thiago Monteiro ocupando a 100ª colocação. Ambos os brasileiros ainda podem ser ultrapassados pelo sérvio Laslo Djere, caso seja campeão do torneio.
Caso aconteça, essa será a primeira vez desde 2017 que o Brasil consegue colocar três tenistas entre os 100 melhores no ranking da ATP, além do Thiago e do João, o país ainda conta com Thiago Wild, que atualmente aparece como número 79 do mundo. Na ocasião, Bellucci, Rogério Dutra Silva e Thiago Monteiro quebraram a bolha dos 100 melhores.
João Fonseca, que preferiu dar uma pausa após a sequência de jogos, e só deve atuar no começo de fevereiro para a disputa das qualificatórias da Copa Davis, pelo time do Brasil, diante da França, em Nova Orleans. A Seleção Brasileira, além do Fonseca, convocou também o Thiago Wild, Matheus Pucinelli, Rafael Matos e o Marcelo Melo.
Ainda em fevereiro, João Fonseca possui dois outros torneios de grande importância na América do Sul. O primeiro, será o ATP 250, de Buenos Aires, começando a gira de saibro, entre 10 e 16 de fevereiro. Depois, ocorrerá o ATP 500, Rio Open, disputado no Jockey Clube, onde João atuou na última temporada, alcançando as quartas de final, perdendo pro argentino Navone.
Matéria por Lucas Bacil (Lorena - R7)
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!