Depois de superar o russo Pavel Kotov na estreia, na última quarta-feira (5), João Fonseca retorna à quadra central do Challenger de Phoenix, no Arizona, nesta quinta-feira (13). O brasileiro enfrenta o alemão Jan-Lennard Struff, 46º colocado no ranking da ATP, em um duelo inédito entre os dois. A partida será transmitida ao vivo pelo Sportv 3 e pela Challenger TV, no site da ATP, a partir das 23h (horário de Brasília).
O carioca de 18 anos, que se profissionalizou em 2024, soma 17 vitórias e 11 derrotas na temporada. Seu adversário, de 34 anos, acumula 225 vitórias e 248 derrotas na carreira, considerando apenas torneios ATP, Masters 1000 e Grand Slams.
Struff já enfrentou diversos tenistas brasileiros ao longo de sua trajetória. Em 2017, derrotou Thomaz Bellucci no ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria. Quatro anos antes, foi superado por Thiago Monteiro no Challenger de Oberstaufen, na Alemanha.
Em competições de nível ATP, o confronto entre Struff e Monteiro está empatado. O alemão venceu em Hamburgo (2019) e nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021), enquanto o cearense levou a melhor em duas oportunidades, incluindo a Copa Davis de 2022, disputada no Rio de Janeiro.
João Fonseca sabe que não terá vida fácil diante do alemão. "Ele é um ótimo jogador, está no top 40 e já foi top 30. Saca muito bem, então vou conversar com minha equipe para definir a melhor estratégia e entrar em quadra com tudo", afirmou o brasileiro.
Sobre a estreia contra Kotov, Fonseca destacou a importância da intensidade desde o início da partida.
"Foi um jogo duro. Sabia que ele é um adversário perigoso, que já fez bons jogos e está bem posicionado no ranking. Então, entrei focado desde o primeiro game, sacando firme e pressionando nas devoluções. Meu objetivo era manter um jogo agressivo, mas também sólido, buscando as redes. Fiquei feliz com o resultado e com mais uma vitória"
João Fonseca
Mesmo com eliminações precoces no Rio Open e em Indian Wells, Fonseca vive um grande momento. Em 2024, ele conquistou o Challenger 125 de Camberra, o ATP Next Gen Finals e tornou-se o 10º jogador mais jovem campeão de um torneio ATP, ao vencer em Buenos Aires, em fevereiro deste ano. Em agosto de 2023, também ergueu o troféu no Challenger de Lexington.
O Challenger de Phoenix, além do prêmio de 250 mil dólares (cerca de R$ 1,4 milhão) e 175 pontos no ranking, serve como preparação para o Masters 1000 de Miami, a próxima parada do jovem talento brasileiro. Caso vença o torneio no Arizona, Fonseca conquistará seu terceiro título desse nível.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!