Lula comenta embate entre Trump e Zelensky

Em meio a uma viagem ao Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou a discussão entre o presidente dos EUA, Donald Trump, seu vice, James David Vance, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. De acordo com Lula, Zelensky teria sido humilhado por Trump.

Ver artigo completo

“Não sou diplomata, mas acho que, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, declarou Lula.

Ver artigo completo

Mais uma vez, Lula reforçou a importância do diálogo para um tratado de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, que já se estende há três anos.

Ver artigo completo

“Não há paz se não houver participação dos dois presidentes que estão em conflito. O que é preciso é tomar uma decisão correta se o mundo quer paz. Acho que o mundo precisa de paz”, ressaltou o presidente.

Ver artigo completo

Zelensky e Donald Trump

Na última sexta-feira, 28 de fevereiro, o presidente ucraniano teria ido a Washington para assinar um acordo sobre a exploração de terras raras, que daria aos Estados Unidos parte desses recursos. A negociação é considerada pelos EUA como uma contrapartida ao suporte financeiro e militar de bilhões de dólares destinados à Ucrânia.

Ver artigo completo

No entanto, após o bate-boca, perante as câmeras, entre os presidentes, ficou definitiva a separação entre Washington e Kiev. Donald Trump teria acusado Zelensky de estar “jogando com a Terceira Guerra Mundial” ao não colaborar com um acordo de paz com a Rússia. Zelensky desmentiu a acusação, porém Trump afirmou que ele estava sendo ingrato e desrespeitoso com os EUA.

Ver artigo completo

O presidente ucraniano teria sido orientado a se retirar da Casa Branca.

Ver artigo completo

Discussão de Zelensky e Trump na íntegra (Vídeo: reprodução / YouTube / @MetrópolesTV)

Ver artigo completo

Rússia e Ucrânia

A guerra entre os dois países completou, no último mês, três anos. Segundo a ONU, mais de 12.000 civis foram mortos na Ucrânia desde o início do conflito, e 10 milhões de ucranianos estão deslocados de forma forçada, sendo 3,7 milhões deslocados internos e 6,8 milhões refugiados em países como Polônia, Alemanha, República Tcheca, Itália, Espanha e Reino Unido.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine