Mesmo com a popularização de aparelhos com a tecnologia 5G, ainda enfrenta algumas barreiras regulamentárias dentro de algumas cidades para a sua expansão. Essa falta de legislação atualizada tem impedido a tecnologia de se expandir dentro da maioria das cidades brasileiras.
Segundo levantamento feito pela Conexis Brasil Digital, uma entidade que reúne as empresas de telecomunicação e de conectividade, menos de 8% dos municípios brasileiros atualizaram suas leis para comportar a chegada da tecnologia 5G. Isso se torna ainda mais preocupante quando visto que algumas das capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife, estão entre as cidades que ainda não adaptaram suas regulamentações para a tecnologia 5G.
O levantamento também observou que não são apenas as capitais que sofrem com esse problema. Algumas cidades do interior e regiões metropolitanas de grande densidade também enfrentam a falta de regulamentação atualizada para a tecnologia.
Porém, mesmo com o atraso na chegada das regulamentações adequadas, o levantamento também identificou uma tendência de melhora. O total de municípios que se adequaram à tecnologia saltou de 347 em 2022 para um total de 573 em 2023, representando um crescimento de 65%.
Uma das vantagens da tecnologia 5G é a falta de necessidade da construção de torres, uma vez que as antenas podem ser instaladas no topo de prédios, interferindo pouco na paisagem urbana e facilitando o aumento da cobertura. No entanto, as leis municipais são necessárias para garantir regras claras e um licenciamento mais ágil, além de proporcionar uma melhor segurança jurídica para as operadoras da tecnologia.
No entanto, os entraves na regulamentação não impedem o Brasil de superar a meta estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o edital original sobre a tecnologia 5G, estipulava-se a universalização da tecnologia 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025 e nas cidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026. Espera-se agora que melhores regulamentações ajudem a tecnologia a avançar cada vez mais.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!