Maior medalhista em Jogos Olímpicos na história do Brasil, Rebeca Andrade conquistou o ouro no solo artístico na última segunda-feira (5). Na disputa direta com Simone Biles, uma das melhores ginastas do mundo, a brasileira disse que a rival tentou tirar informações sobre a apresentação.
A brasileira revelou à Cazé TV que Simone a questionou sobre a performance que iria fazer durante a disputa do solo, um dos aparelhos mais fortes de Biles. Rebeca disse que não queria saber a série de Biles porque confia no próprio trabalho.
A dúvida da norte-americana era se Rebeca iria executar um salto triplo. “Eu disse 'não sei, talvez'. Ela joga com as cartas dela, eu jogo com as minhas. Aí ela deu risada. A gente se diverte", disse a medalhista de ouro para a Cazé TV.
A campeã do ouro olímpico no solo também disse que não perguntou sobre a apresentação da rival para evitar o nervosismo. “Por que eu vou querer saber? Ela é gigante. O resultado a gente não sabe. Eu confio muito no meu trabalho, no trabalho da minha comissão técnica. Não adianta nada perguntar, eu ficaria nervosa, né?”, disse à Cazé TV.
Na disputa direta com a norte-americana nas apresentações, Rebeca Andrade subiu no pódio 4 vezes com Simone Biles. O primeiro pódio foi na disputa da final por equipes, um título inédito para o Brasil na modalidade. A equipe brasileira ficou com o bronze e a equipe estadunidense, liderada por Biles, conquistou o ouro.
No individual geral, Rebeca somou 57.932 pontos e garantiu uma prata para a coleção. Biles alcançou o topo do pódio com 59.131 no total. Para aumentar o número de medalhas, Rebeca foi prata no salto, sendo superada por Simone.
No aparelho em que Simone Biles era a favorita novamente, Rebeca ultrapassou a ginasta e subiu ao pódio no lugar mais alto. Com a pontuação de 14.166, a brasileira superou Biles, que teve erros durante a apresentação e obteve nota 14.133.
Na disputa da trave, Simone Biles desequilibrou e caiu, ficando fora do pódio. Rebeca realizou uma apresentação sem queda, mas simples, e não conseguiu subir no pódio. As duas assistiram de fora a entrega de medalhas da prova.
Após as medalhas históricas em Paris, Rebeca Andrade demonstrou suspense ao ser questionada sobre os próximos Jogos Olímpicos, que acontecerão em Los Angeles em 2028.
A ginasta declarou que não pretende competir mais no individual geral, que soma as notas de execução nas barras assimétricas, trave, solo e salto. “Para mim é muito pesado fazer os quatro aparelhos. Talvez eu faça um salto, uma paralela, uma trave se precisarem. Mas o solo em específico não vou fazer porque exige muito”, disse a ginasta à TV Globo.
Após conquistar a medalha de ouro, Rebeca foi questionada sobre parar com a disputa do solo e deixou outro suspense em relação a continuidade no aparelho. “Eu acho que sim. Mas o futuro a Deus pertence”, falou à TV Globo.
Um dos aparelhos que mais exigem do corpo de Rebeca é o solo e a campeã olímpica disse que, provavelmente, iria parar com as apresentações no solo. A ginasta já passou por três cirurgias no joelho e sofre com o impacto na apresentação.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!