Região de Nevada nos EUA é atingida por terremoto 5,6 de magnitude

Nesta segunda-feira (9), o U.S. Geological Survey, Serviço Geológico dos Estados Unidos, detectou um terremoto de magnitude 5,6 na região de Yerington, localizada no estado de Nevada. Após o registro do fenômeno, foram percebidas ondas de choque que atingiram o estado da Califórnia. A região já tinha registros de outras atividades sísmicas que antecederam o registro. Com a magnitude, não são esperados danos expressivos, porém a estrutura local pode ser prejudicada.

Ver artigo completo

Efeitos

A região do estado de Nevada possui um histórico de tremores registrados em uma média de 3,0 a 4,5, porém já ouve registros de terremotos atingindo a magnitude 7. Isso ocorre, pois, a região possui diversas falhas geológicas, porém terremotos que ultrapassam 5,0 são relativamente incomuns.

Ver artigo completo
Ver artigo completo

O terremoto desta segunda-feira (9) foi sentido em outros estados e na capital do estado, Las Vegas. A vibração causa também um alerta, embora de baixo grau, de tsunami. A possibilidade continua sob investigação.

Ver artigo completo

Os tremores foram sentidos em prédios públicos e universidades. Pessoas que estavam no 17º andar do Regional Justice Center, no 8º distrito judicial em Las Vegas, sentiram os efeitos. Entre as regiões da Califórnia que também perceberam os tremores estão Sacramento e Stockton.

Ver artigo completo

Até o momento não há o registro de danos ou graves problemas estruturais causados após os tremores, porém as autoridades estão em alerta. Após o terremoto, outras ondas de choque com escala menor, entre 3,0 e 4,0, foram sentidas em diversos locais nas proximidades do evento principal.

Ver artigo completo

Fenômeno natural

Regiões do mundo que ficam próximas a falhas geológicas e encontros de placas tectônicas. A região da Califórnia já teve um filme produzido com esse tema "Terremoto: A Falha de San Andreas", com direção de Brad Peyton. O filme aborda a falha de San Andreas, famosa na região por se estender por quase toda a costa oeste do país. Outra região conhecida por ser terremotos frequentes é o Japão.

Ver artigo completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Notícias do Brasil e do Mundo ao vivo | InMagazine